CHINA: Comissão Justiça e Paz de Hong Kong pede ao governo de Pequim para libertar Bispo fiel ao Papa

A Comissão de Justiça e Paz de Hong Kong (CJP) pediu ao governo chinês para libertar o bispo Cui Tai, da diocese de Xuanhua, na província de Hebei, cujo paradeiro é desconhecido desde o passado mês de Abril.

Numa declaração emitida na passada terça-feira, dia 29 de Maio, a CJP invocou a necessidade de o prelado, que pertence à chamada Igreja Clandestina, fiel ao Papa, de receber assistência médica.

A Comissão de Justiça e Paz de Hong Kong salienta o percurso de D. Cui Tai – nomeado Bispo coadjutor de Xuanhua pela Santa Sé em 2013 – como alguém que tem defendido a liberdade de culto e de crença, rejeitando a política religiosa chinesa assim como a Associação Católica Patriótica tutelada pelo governo de Pequim.

Segundo a agência de notícia ‘ucanews’, este prelado tem estado na mira das autoridades chinesas pelo menos desde 1993, tendo sido “repetidamente sujeito a detenção, prisão domiciliar ou enviado para campos de trabalhos forçados” por causa da sua actividade religiosa.

Além do Bispo Cui, a Comissão de Justiça e Paz de Hong Kong pede ainda a libertação de outros clérigos, nomeadamente “o bispo Su e o padre Liu Honggeng, de Baoding”.

Comentários