Câmara e Uniões de Freguesia apresentam campanha de sensibilização para a recolha de dejetos caninos

A vereadora da Câmara Municipal de Évora, Sara Dimas Fernandes, presidiu na passada terça-feira, Dia Mundial do Ambiente, à cerimónia oficial de apresentação da Campanha de Sensibilização para a recolha de dejetos caninos, que está a ser implementada na cidade através de uma ação conjunta entre a edilidade, o Projecto Municipal CãoVida, as diversas uniões de freguesia urbanas e as Eco-Escolas, denominada “Não envergonhe o seu cão, apanhe o cocó do chão”.
A iniciativa, que teve lugar no Palácio D. Manuel, contou com a participação, para além da autarca, de representantes do Serviço Municipal de Veterinário, do ACES Alentejo Central, do Agrupamento de Escolas nº 4 (Eco-Escolas) e das Uniões de Freguesia.
Para a vereadora Sara Dimas Fernandes, esta campanha “visa promover uma cultura de ‘dono responsável’ e sensibilizar a população, e em particular os donos dos animais, para a problemática dos dejetos caninos, consciencializando os donos para a necessidade de remover do espaço público os dejetos dos seus animais, a bem da saúde de todos, da qualidade de vida no espaço público e da sã convivência entre animais e pessoas”.
A campanha teve origem num trabalho continuado de cooperação entre as Uniões de Freguesia Urbanas e as escolas que integram o programa Eco-Escolas, no âmbito do qual se identificou como problemática a questão dos dejetos caninos em espaços públicos, e se lançou às escolas o desafio de discutir este problema e produzir com os alunos materiais que apelassem à mudança de atitude e a práticas de cidadania e respeito pelo ambiente.
Para além da abordagem do problema junto da comunidade educativa, através da realização de trabalhos com crianças e jovens, “a campanha será sustentada com a aquisição, por parte das Juntas de Freguesia, de papeleiras com dispensadores de sacos, que serão colocadas em locais estratégicos, como zonas verdes, envolventes das escolas, e zonas habitacionais com maior concentração de munícipes com canídeos”, explicou ainda a autarca.
A Campanha “Não envergonhe o seu cão, apanhe o cocó do chão” será ainda promovida através de uma animação curta, produzida com desenhos de crianças e versos de uma poetisa popular, com mensagem de sensibilização para a problemática, “que deverá ser disseminada massivamente pelas redes sociais”, apelou Gertrudes Pastor, Presidente da União de Freguesias do Bacelo/Sr.ª da Saúde.

Durante a manhã do Dia Mundial do Ambiente, antes da cerimónia oficial de lançamento da campanha, teve lugar no relvado do Bairro das Coronheiras, no âmbito da iniciativa “Freguesia Viva”, a Festa do Ambiente, organizada pelo Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora e a União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, com o apoio da CME, onde também foi feita uma sensibilização sobre esta matéria.

Comentários