Município de Viana do Alentejo e IPDJ juntos no apoio às associações e clubes do concelho


O Instituto Português do Desporto e Juventude I. P. Alentejo – IPDJ em parceria com o Município de Viana do Alentejo promoveu no passado dia 3 de maio, no Cineteatro Vianense, uma sessão informativa dirigida a clubes, associações e outras entidades sobre vários programas de apoio, entre eles o PRID – Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, o PNDpT – Programa Nacional de Desporto para Todos, o RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem, o Voluntariado Jovem para Natureza e as Florestas, o Projeto Geração Z, os projetos ligados à Saúde, com destaque para o Programa Cuida-te e Sexualidade em Linha; o Empreende Já e ainda o Projeto 70 já – A entrada para os teus direitos!.(Para mais informações consulte o site www.ipdj.pt)
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, do Diretor Regional do IPDJ Alentejo, Miguel Rasquinho, e da Técnica da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Paula Sofio.
Bengalinha Pinto afirmou que o Município pretende com esta iniciativa “apoiar as associações e entidades do concelho e ser um agente facilitador e proactivo no âmbito dos apoios disponibilizados pelas várias organizações, como é o caso do IPDJ”. O autarca revelou que o Município transfere em média anualmente para as associações “mais de 300 mil euros”. Para ajudar as associações a instruir alguns processos de candidatura, o Município de Viana do Alentejo vai contar com o apoio da ADRAL.
O Diretor Regional do IPDJ Alentejo, Miguel Rasquinho elogiou o trabalho do Município que “trouxe um Instituto Público para efetuar uma sessão informativa, sendo também este um dos objetivos do IPDJ, estar mais próximo das autarquias”.
Em cima da mesa esteve o PRID – Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas que tem como principal objetivo promover a requalificação das instalações desportivas ao serviço das populações, com destaque para a renovação, reabilitação e conservação e que está a ser aplicado pelo segundo ano consecutivo. O Diretor do IPDJ Alentejo revelou que entre todas as candidaturas apresentadas em 2017, a melhor foi a do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar. Miguel Rasquinho congratulou-se com a candidatura cujo contrato programa considera que está “extremamente bem feito” tornando fácil a sua aprovação, servindo de exemplo a outros clubes. Para 2018 o PRID disponibiliza 1,5 milhões de euros para todo o país.
Foi também apresentado o PNDpT – Programa Nacional de Desporto para Todos visa apoiar programas desportivos que promovam a generalização da prática desportiva, recreativa ou competitiva (não federada), entendida como uma atividade determinante na formação e desenvolvimento integral dos cidadãos e da sociedade em geral.
Por último, o Diretor Regional do IPDJ apelou ainda às associações para que efetuem o registo e a formalização das candidaturas através da plataforma http://candidaturas.ipdj.pt.

Comentários