Dia Mundial da Criança assinalado nas Piscinas Municipais de Évora

O Dia Mundial da Criança oferece à comunidade educativa um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas na manhã do dia 1 de Junho, nas Piscinas Municipais. Esta iniciativa é promovida pelo Município de Évora, em conjunto com diversos parceiros para todos os Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Estas comemorações contam com dinâmicas lúdicas e de expressão física e motora, organizadas em 35 estações, que incluem variadas atividades desportivas, culturais, lúdicas e formativas, entre outras.

A Companhia de Artes Performativa “XPTO” animará a iniciativa, bem como a turma de Artes do Espetáculo da Escola Secundária André de Gouveia (que estará presente com animação circense- andas, modelagem de balões, fitas mágicas) e as turmas do 1º e 2º ano do Curso Técnico e Profissional de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Severim de Faria que irão prestar apoio às atividades que se encontram a desenvolver no espaço das Piscinas. As pinturas faciais também não faltarão, assim como insufláveis terrestres e aquáticos.

Participam 46 turmas de Estabelecimentos de Ensino e Educação Público e Privado, com  valências de creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino Básico.

Relativamente às parcerias, aliaram-se a esta iniciativa farmácias da nossa cidade: Farmácias Rebocho; Farmácia Teixeira; Farmácia Ferro; Farmácia Galeno, Farmácia Évora e Farmácia Horta das Figueiras, com doação de protetores solares. Os Talhos Montra Alentejana e as Frutas Mangas vão oferecer maçãs para as crianças.

À semelhança do ano anterior são parceiros os Agrupamentos de Escolas de Évora, o 5 ao Dia, a GARE, PSP, ARSA/UCC; 100% Aventura; CPCJ e CLDS. O CrossMind Box irá marcar a sua presença nesta edição,  como parceira nesta iniciativa, bem como a Creche Ser Ativo, com atividades para os participantes.

Neste âmbito, decorre ainda a Festa de Final do Ano no dia 2 de Junho, a partir das 20 horas, na Arena D` Évora, estando o ensaio geral agendado para 30 de Maio. A entrada é gratuita para a comunidade escolar, mediante o levantamento de bilhetes na Arena.

A festa é também integrada nas comemorações do Dia Mundial da Criança e consiste em apresentações dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico dos 4 agrupamentos de escolas do Concelho. A temática central é  Évora pela Paz, “ Sonhos para um mundo melhor” e  38 turmas garantem as apresentações, num total de cerca de 800 alunos.


As escolas participantes são Manuel Ferreira Patrício; Vista Alegre; Cruz da Picada; Sra. Da Glória; Comenda; Chafariz d’ El Rei; Bairro da Câmara ; Heróis do Ultramar; Rossio; São Manços; Almeirim; S. Mamede; Horta das Figueiras; Canaviais; Frei Aleixo; Galopim de Carvalho; Nossa Senhora de Machede e Graça do Divor.

Comentários