Antigo Posto de Turismo de Viana expõe peças de olaria


Até dia 19 de maio está patente ao público no antigo Posto de Turismo de Viana do Alentejo, a exposição “Romaria no Barro”, da autoria dos formandos do curso de Oleiro que decorre em Viana do Alentejo.
A exposição retrata a romaria a cavalo que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo e conjuga a tradição cultural e religiosa e a arte tradicional de trabalhar o barro. Esta ação inclui ainda a venda das peças, desde taças, saladeiras e ferraduras decoradas com motivos equestres, cujo valor irá reverter a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo. As peças têm um custo que varia entre os 2,50 € e os 10,00 € e apresentam as várias técnicas adquiridas ao longo da formação.
Esta é a segunda exposição que os formandos promovem, depois de, em dezembro passado, terem efetuado uma exposição de presépios.
Recorde-se que o curso de oleiro surgiu de uma parceria entre o Município de Viana do Alentejo e o Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Formação Profissional de Évora, com o objetivo de recuperar uma profissão tradicional em extinção. O curso decorre até dia 3 de julho e confere dupla certificação – 9º ano e o certificado profissional de oleiro.
A componente prática do curso é ministrada por um dos últimos oleiros no ativo em Viana do Alentejo, Feliciano Mira Agostinho, filho e neto de oleiros.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos sábados entre as 9h00 e as 13h00.

Comentários