Rastreio do Cancro da Mama avança para a 6ª volta no concelho de Alcácer do Sal

Dez anos após a realização da primeira edição em Alcácer do Sal, o concelho acolhe, entre abril e junho, a 6ª volta do programa de Rastreio do Cancro da Mama, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Realizado com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, ULSLA e juntas de freguesia do concelho, o programa, que aposta no diagnóstico precoce do cancro da mama, decorre de segunda a sexta-feira, entre as 8h e as 18h30, tendo sido convidadas para o mesmo 2.089 mulheres, com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos.
A campanha arranca dia 17 de abril junto à Escola Bernardim Ribeiro, no Torrão, onde a Unidade Móvel permanecerá até dia 20, seguindo depois para a Comporta; aí, vai ficar instalada junto ao edifício da junta de freguesia, de 23 de abril a 2 de maio. Alcácer do Sal é o derradeiro ponto de paragem, com a Unidade a manter-se junto ao Centro de Saúde, de 3 de maio a 11 de junho.
Recorde-se que, de dois em dois anos, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro mobiliza Unidades Móveis para a realização de mamografias de rastreio nos concelhos da sua área de influência. O exame é gratuito e os resultados são enviados para o médico de família ou, caso não exista, para o coordenador da Unidade de Saúde da área de residência. Se os resultados suscitarem dúvidas, proceder-se-á a um convite para consulta de aferição em Lisboa, onde se realizarão os exames complementares necessários.
Em 2016, no concelho de Alcácer do Sal participaram no rastreio 1.396 mulheres das 2.135 convidadas, o que corresponde a uma taxa de participação de 65 por cento, sendo este valor muito próximo do previsto pelas linhas orientadoras emanadas pela União Europeia para os programas de rastreio de base populacional. Foram chamadas 33 mulheres a consulta de aferição, onde se confirmaram quatro casos positivos (que foram encaminhados para tratamento hospitalar) e seis mulheres ficaram em observação.

Comentários