Apoios da Direcção-Geral das Artes: Depois de ficar excluído, Cendrev pode voltar a ter financiamento

No dia 30 Março, a agência Lusa noticiava que 50 candidaturas de 89 avaliadas na área do teatro deveriam receber apoio da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), no período 2018-2021, citando os resultados provisórios do concurso. A mesma notícia sublinhava que de fora ficavam companhias de Coimbra, Évora, Covilhã e Porto.
No caso de Évora, logo no dia 31 de Março, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá manifestava a indignação pela exclusão das companhias de teatro da cidade do programa de apoio às artes - Centro Dramático de Évora (Cendrev), É Neste País - Associação Cultural e A Bruxa Teatro.
No dia 4 de Abril, o Centro Dramático de Évora (Cendrev) revelava que ia recorrer do concurso do programa de apoio às artes.
Entretanto no dia 5 de Abril à tarde, depois de um aceso debate no Parlamento cheio críticas dos vários grupos parlamentares, o Governo anunciava que mais 43 entidades podem receber apoio, no Programa de Apoio Sustentado 2018-2021 da Direcção Geral das Artes (DGArtes), entre as quais o Cendrev de Évora.
De acordo com a lista disponibilizada, no final do dia 5 de Abril, pelo Ministério da Cultura, fixam-se agora em 183 (140 candidaturas iniciais mais 43), as “entidades culturais beneficiárias, no âmbito do concurso de apoio sustentado”, noticia a Agência Lusa.

(Leia esta notícia na íntegra na próxima edição de 11 de Abril de "a defesa") 

Comentários