18 de Abril: Município de Viana do Alentejo assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


No próximo dia 18 de abril assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Para assinalar a data, o Município de Viana do Alentejo e diversas entidades parceiras, associam-se à Direção Geral do Património Cultural e propõem visitas temáticas a edifícios religiosos no concelho.
A iniciativa, subordinada ao tema “As outras Ermidas”, propõe uma visita a um conjunto de edifícios de cariz religioso que, por não fazerem parte do dia-a-dia das populações, tendem a cair quase no esquecimento da memória coletiva, ficando, por vezes, a toponímia e/ou a arquitetura somente presente na malha urbana. Esta ação visa visitar ou revisitar estes espaços, abrindo-os à comunidade e a quem nos visita, às gerações que os conheceram e às que irão constituir a memória futura destes mesmos lugares.Pretende-se, ao fim ao cabo, valorizar o património que no dia-a-dia se presenta de portas fechadas ao público.
Entre os edifícios selecionados encontram-se a Ermida de N.ª Sr.ª da Piedade, em Aguiar, a Capela de Santo António, em Viana do Alentejo, e a Igreja da Misericórdia e Ermida de São Francisco, em Alcáçovas.
As inscrições para a inicitiava, que integra o programa municipal das Comemorações do aniversário do 25 de abril devem ser efetuadas até dia 16 de abril, no Posto de Turismo de Viana do Alentejo, presencialmente ou através dos seguintes contactos – 266 930 012 ou ddsh@cm-vianadoalentejo.pt.


Comentários