Viana do Alentejo: Exercício de Acidente Grave em Rodovia EN 257



No passado dia 28 de fevereiro, realizou-se um exercício à escala real (LIVEX) de um acidente rodoviário grave originado pela colisão de veículos, numa zona comercial e industrial da vila de Viana do Alentejo, trabalhando-se sobre um teatro operacional de multivítimas e de proteção às infraestruturas envolventes com atmosferas de risco (ATEX).
Na opinião do Coordenador de Proteção Civil Municipal, Bruno Miguel Lagarto, este tipo de exercício “é fundamental para pôr em prática as diretrizes de um Plano de Emergência Municipal e averiguar se as medidas técnicas são eficazes. Só através deste exercício conseguimos saber o que podemos melhorar numa situação real. O mesmo responsável assegura que, desta forma, procura-se testar os meios materiais e humanos disponíveis ao nível do distrito, na resposta articulada das estruturas das forças de proteção e socorro sobre uma situação de emergência grave”.
Um exercício de emergência é uma viagem virtual a um futuro que, normalmente, não se deseja, para se experimentar uma situação que não se quer, vivê-la e melhorar com ela, para se num dia lá se voltarmos, numa viagem mais real, nos lembremos da experiência e da aprendizagem e, por isso, toda a sociedade civil estará amplamente mais protegida com um desempenho mais competente.
Também o presidente da Câmara Bengalinha Pinto ressaltou a priorização deste executivo nos aspetos relacionados com a segurança, nas suas várias vertentes.
Por isso, Bengalinha Pinto reafirmou que continuará a “apostar numa resposta da proteção civil municipal cada vez mais eficaz”, salientando e agradecendo o “papel fulcral e o empenho de todas as forças de segurança envolvidas, nomeadamente Bombeiros Voluntários, GNR, ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil e Cruz Vermelha, bem como a compreensão de todos os munícipes e automobilistas”.

Comentários