O céu de Março de 2018

Céu a sul pelas cinco horas da madrugada de dia 7. Igualmente é indicada a posição da Lua nas madrugadas de dias 9, 10 e 11.
Na primeira madrugada do mês iremos assistir à chegada da Lua até junto de Régulo, o coração da constelação do Leão. Esta efeméride repetir-se-á no dia 28. Régulo é um sistema estelar quadruplo, com as suas estrelas emparelhadas duas a duas. A maior destas estrelas, Regulus A, tem 3,8 vezes a massa do Sol e uma temperatura à superfície de 12200°C que lhe confere a sua cor azulada.
A primeira Lua Cheia de março coincide com a primeira sexta-feira do mês. Dois dias depois, os planetas Mercúrio e Vénus apresentar-se-ão separados por apenas um grau (a largura de um dedo visto com o braço estendido). Estes dois planetas serão observáveis durante todo o mês como estrelas da tarde.
Ao final da madrugada de dia 7 a Lua encontrar-se-á com Júpiter a meio da constelação da Balança.
Entre o quarto minguante de dia 9 e a madrugada de dia 11 veremos como a Lua desloca da constelação do Serpentário até ao pé de Saturno (situado logo acima da constelação do Sagitário), passando ao lado de Marte na madrugada de dia 10
Dia 15 Mercúrio atinge ponto de maior afastamento para leste relativamente ao Sol, sendo uma boa ocasião para se observar este planeta ao anoitecer.
Às dezasseis horas e um quarto de dia 20 a Terra atinge um dos dois portos da sua órbita em que o eixo de rotação terrestre fica perpendicular à direção do Sol e, consequentemente, os seus hemisférios norte e sul estarão iluminados por igual. Em Portugal chamamos a este evento Equinócio da primavera pois no nosso hemisfério ele marca o início desta estação.
Apesar do seu nome, o equinócio não é o dia do ano em que o dia e a noite têm a mesma duração (tal terá sucedido no dia 17). Isto deve-se à refração atmosférica, que faz com que o Sol seja sempre visto um pouco acima da sua posição real, encurtando assim a duração das noites.
Ao início da noite de dia 22 iremos encontrar a Lua junto de Aldebarã, o olho da constelação do Touro.
Na tarde de dia 24, véspera do ultimo domingo de março, terá lugar o quarto crescente. Esta efeméride recordar-nos-á que à uma hora da madrugada (hora continental) seguinte terá início o horário de verão. Assim por esta altura os nossos relógios deverão ser adiantados sessenta minutos.
O facto de termos uma Lua Cheia ao início do segundo dia de março significa no último dia do mês terá lugar uma nova Lua Cheia; a famosa Lua Azul. Esta Lua Cheia não é importante por ser a segunda do mês, mas sim por ser a primeira da primavera, sinalizando deste modo o domingo de Páscoa.

Boas observações!

Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC e OGAUC)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários