Exposição “Poesia Popular” no Centro Interpretativo do Mundo Rural – Vimieiro


Abriu no passado dia 22 de fevereiro e estát patente até 3 de junho de 2018 a exposição “Poesia Popular – Poetas do Concelho de Arraiolos”.
Na sala de exposições temporárias do Centro Interpretativo Mundo Rural, as quadras desenvolvidas em décimas (sujeitas a mote) e os versos merecem o vosso olhar atento.
A poesia popular é “sem dúvida, a mais popular forma poética da tradição oral do concelho de Arraiolos. Guardadas na memória dos narradores retratam histórias, trabalhos, sonhos, brincadeiras, mas principalmente retratam a tradição. São estes os verdadeiros exemplares do inesgotável cancioneiro que vive na memória do povo e que se mantêm vivo através da oralidade.”
A poesia popular é uma expressão cultural, que no concelho de Arraiolos assume particular eloquência e manifesta uma energia calorosa, constituindo um contributo importante para a identidade, a tradição e a memória coletiva das nossas gentes.
A poesia popular perpetua e, simultaneamente, mantém vivos através dos tempos costumes e tradições seculares, que nos transmitem a sabedoria popular e o seu acutilante sentido de observação e critica que, não raramente, confere aos seus poemas uma verdadeira dimensão documental.
A exposição é ainda o reconhecimento da Câmara Municipal de Arraiolos das diversas ações realizadas com os poetas do concelho e da dedicação as atividades e projetos nesta área se tem desenvolvido.

Comentários