Comemorações do Dia Internacional da Mulher em Évora

Évora realiza as comemorações do Dia Internacional da Mulher nos dias 8, 10 e 11 março com um conjunto de iniciativas diversificadas, onde se destacam um debate sobre direitos e uma manifestação em Lisboa.
Sob o lema "Espaços de Igualdade: Oficinas de Encontro" foi inaugurada uma mostra de trabalhos da oficina de costura no dia 3 de Março, no Auditório da Junta de Freguesia do Bacelo. Pelas 17:30 horas, teve lugar a apresentação do Grupo de Teatro com Memória. A organização de ambos os eventos é da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde.
A exposição "Mulher - De onde viemos onde queremos chegar" é inaugurada no dia 7 de Março, às 18 horas, na sede da Junta de Freguesia da Malagueira. Esta mostra é da responsabilidade da União de Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras e do Movimento Democrático das Mulheres (MDM).
Uma sessão evocativa sobre "A luta e os Direitos das Mulheres”, com a participação de Deolinda Machado (Secretariado do Conselho Nacional da CGTP-IN) e Carmem Almeida que apresentará a comunicação “100 anos depois, uma reflexão – As mulheres e a 1ª Guerra Mundial”, tem lugar no dia 8, a partir das 14:00 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora. Será moderada pela Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Sara Fernandes e é organizada pela Comissão Sindical do STAL da Câmara Municipal de Évora.  As inscrições para orador/a devem ser feitas para o email gapv.divulgacao@mail.evora.net ou 266 777 000 - Helena Lacerda ou Sofia Sousa).
Nesse dia, decorre também um lanche convívio com a com a actuação das Cantadeiras da ARPIFSS, a partir das 15 horas, na sede da ARPIFSS (Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia da Senhora da Saúde. Esta iniciativa é organizada pela ARPIFSS, com o apoio da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde.
Ainda no dia 8, é também inaugurada a exposição de cartazes "De pleno direito e à luz da igualdade", com a actuação do Grupo Vozes do Imaginário, pelas 16 horas, na Igreja de São Vicente. O evento é dinamizado pelo MDM e Colecção B. O “Cordão humano – a luta e os direitos da mulher” organizado pela CGTP/STAL será feito a partir das 17:30 horas, no Largo Luís de Camões e, às 18 horas, realiza-se uma Serenata à Mulher, a cargo da Associação Académica da Universidade de Évora.
Uma manifestação nacional decorre no dia 10 de Março, a partir das 14:30 horas, em Lisboa, subordinada ao tema “A voz das mulheres pela igualdade| direitos|desenvolvimento|paz”. Haverá transporte a partir de Évora e as inscrições devem ser feitas para mdmevora@hotmail.com ou 967 840 360.
Esta manifestação visa dar voz às mulheres, à sua luta contra as desigualdades, discriminações e violências que marcam o seu quotidiano e contra as situações de desrespeito pelos seus direitos; afirmar o valor da participação das mulheres em igualdade em todas as esferas da vida – no plano familiar, laboral, social, político, cultural e desportivo; e dar visibilidade à força da luta das mulheres pelo exercício dos seus direitos específicos, condição necessária à concretização de uma verdadeira política de igualdade, de justiça e de desenvolvimento do país.

O dia 11 de março será marcado por um circuito desportivo que engloba caminhada, mega aula de zumba e de hidroginástica, entre as 9.30 e as 13 horas, nas Piscinas Municipais. As inscrições devem ser feitas para o email mariapeleve@cm-evora.pt ou 266 777 186 – Maria Pé-Leve. Este evento é promovido pela Câmara de Évora.

Comentários