X Jornadas Hospital Veterinário Muralha de Évora

O Hospital Veterinário Muralha de Évora, em parceria com a Equimuralha, vão realizar a 10ª edição das Jornadas Hospital Veterinário Muralha de Évora, nos próximos dias 2 e 3 de Março’18 no Évora Hotel. Nas comemorações dos 20 anos do Hospital e dos 10 anos de Jornadas, vamos “ Inovar na Produção e Saúde Animal”.
Considerado um dos eventos mais importantes, a nível Ibérico, na área da produção pecuária e equinos, reafirma-se a cada ano como um evento de sucesso. As Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora são o maior encontro técnico sobre bovinos de carne em Portugal.
Este certame destina-se a produtores pecuários, criadores e proprietários de cavalos, médicos veterinários, enfermeiros veterinários, auxiliares veterinários, estudantes bem como a outros profissionais do sector agro-pecuário.
Na última edição, as Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora, contou com mais de 600 participantes, 55 oradores, 36 palestras e 9 Workshops.
Este ano, as alterações climáticas são um tema, que merecerá especial destaque; o seu impacto a nível global, as implicações a nível agrícola, epidemiológico e económico são uma preocupação de todos os que estão ligados ao sector agro-pecuário. Neste contexto serão abordados temas como a prevalência de doenças transmitidas por vectores e as novas tecnologias aplicadas à produção pecuária. Oradores nacionais e internacionais irão marcar presença, entre os quais destacamos, o brasileiro Osler Desouzart - consultor do World Agricultural Forum com uma palestra sobre o “Mercado mundial da exportação e consumo da carne de bovino” e Jorge Pinto Ferreira, médico veterinário membro da OIE e Consultor internacional, que nos apresentará um plano para tentarmos “vencer” a Resistência aos antibióticos.  O 1º dia culminará com uma mesa redonda sobre estratégias de adaptação às alterações climáticas, composta por um painel de excelência.
Na sala dedicada aos equinos, vamos refrescar temas de reprodução, nomeadamente em relação ao garanhão com baixa qualidade de sémen e ao panorama actual das transferências de embriões, numa altura em que a venda de cavalos e de sémen está em expansão.
Haverá um segundo bloco de palestras dedicado à medicina desportiva, em que serão abordados temas inovadores como o core training, detecção de claudicações durante o exercício montado e medicinas alternativas adaptadas à optimização do rendimento em cavalos de competição.
Para finalizar, um bloco de nutrição equina em tempos de crise abordando estratégias de adaptação às alterações climáticas, temas que estão também na ordem do dia.
No 2º dia de Jornadas contamos com palestras mais específicas como a falha de imunidade nos vitelo ou mamites em vacas de carne. As medidas de controlo da tuberculose na interface bovinos-espécies silvestres continuam a merecer especial atenção. Relativamente aos pequenos ruminantes, teremos uma abordagem bastante interessante sobre dicas práticas para o controlo de ronha; serão também apresentados alguns resultados do projecto GEN-RES Alentejo, um projecto que tem como objectivo principal o desenvolvimento de ferramentas genéticas que permitam apoiar os criadores na selecção de animais resistentes a parasitoses e peeira.
Será pela primeira vez apresentada no sul do país, a nova Norma de Certificação de IBR e BVD em Portugal com alguns pormenores relativamente à sua aplicação.
No dia 3 de Março, irão decorrer vários Workshops para produtores, criadores cavalos e médicos veterinários, promovendo a atualização de conhecimentos e a partilha de experiências. Onde os participantes poderão privilegiar de sessões mais interativas, adquirindo novas competências, contribuindo para a melhoria da produtividade e competitividade, das explorações de produção animal no Alentejo.
Este ano o Hospital Veterinário Muralha de Évora e a Equimuralha convidam todos os interessados a submeterem resumos, até dia 15 de fevereiro, para a 1ª edição do concurso de pósteres científicos “Transferência de conhecimento: da investigação à prática”. Serão apresentados trabalhos originais de investigação, casos clínicos ou casos de estudo, trabalhos de tecnologias aplicadas à produção animal em ruminantes (carne, leite e lide), equinos e silvestres, assim como trabalhos de revisão bibliográfica.
Simultaneamente e em parceria com o Monte Selvagem Reserva Natural, irão decorrer as 4as Jornadas Monte Selvagem – Animais Selvagens
Nas 10as Jornadas estabelecemos uma parceria com a Associação Portuguesa de Criadores e Touros de Lide (APCTL) e teremos um círculo de palestras destinadas à Raça Brava de Lide

Em 2018 tentámos desenvolver um programa científico diversificado e aliciante, com problemáticas emergentes e estratégias de adaptação. Apostar em formação de qualidade e excelência é a premissa do HVME, só assim se consegue inovar e marcar a diferença.

Comentários