Vinhos do Alentejo: Família Serrano Mira apresenta ‘Herdade das Servas Colheita Seleccionada 2015’ e ‘Monte das Servas Escolha 2016’

Herdade das Servas Colheita Seleccionada tinto 2015’ e ‘Monte das Servas Escolha tinto 2016’ são os mais recentes vinhos lançados no mercado pela Herdade das Servas, propriedade vitivinícola localizada às portas de Estremoz e pertença da família Serrano Mira, uma das mais antigas ligadas à produção de vinho no Alentejo (desde 1667).

De destacar o facto de esta dupla de vinhos ser a primeira a envergar a assinatura ‘Family Winegrowing Legacy Since 1667’, instituída pelos irmãos Serrano Mira por altura da celebração dos 350 anos na produção de vinhos no Alentejo. Uma marca – e um “selo” – introduzida, no final de 2017, na identidade gráfica da Herdade das Servas e que acabou por fomentar um ajuste na imagem dos vinhos e demais suportes gráficos. Ao nível dos rótulos, a evidência maior está nos ‘Monte das Servas’, com uma nova imagem, um novo tipo de letra e um cortante diferente. Nos ‘Herdade das Servas’ destaca-se a inclusão da assinatura, mas de forma bastante discreta.

Para assinalar esta mesma efeméride, os irmãos Carlos e Luís Serrano Mira vão, em breve, lançar um livro que conta a história da sua família, que se cruza e funde com a história do vinho no Alentejo.

O ‘Herdade das Servas Colheita Seleccionada tinto 2015’ resulta da conjugação de quatros castas: Alicante Bouschet (40%), Touriga Nacional (30%), Cabernet Sauvignon (20%) e Trincadeira (10%). É um vinho límpido, dominado pelo vermelho violeta, com aromas de cereja, amora e especiarias, resultantes do estágio parcial de 12 meses em barricas de 2.º e 3.º anos de carvalho francês e americano. As notas florais é outra das características deste tinto que, na boca, se revela estruturado, equilibrado e volumosos, com corpo cheio. O final é persistente. Prevê-se uma longevidade entre 5 a 10 anos. 

Já o ‘Monte das Servas Escolha tinto 2016’ é feito a partir das castas Aragonez (40%), Alicante Bouschet (30%), Trincadeira (20%) e Syrah (10%), vinho que estagiou seis meses em cubas de inox e foi submetido a um repouso de 2 meses em garrafa na cave da Herdade das Servas. Nas notas de prova destaca-se a limpidez do vinho, de cor vermelho granada, e o aroma de frutos vermelhos. É floral e denota leves notas vegetais. No sabor é elegante, equilibrado, mas complexo. Tem um final de boca persistente. Recomenda-se o consumo enquanto jovem. 

Herdade das Servas :: Family Winegrowing Legacy Since 1667350 anos e 13 gerações depois

Carlos e Luís Serrano Mira nasceram no seio de uma família de produtores, com uma forte ligação à propriedade rural e ao vinho. Cresceram a observar as suas práticas e a ouvir, com orgulho e atenção, os ensinamentos que os seus pais, avós e bisavós lhes transmitiam. Desde cedo, tomaram consciência que nada se consegue sem trabalho e sacrifício. Beberam inspiração na tradição familiar e adicionaram a sua visão, o que os levou à criação da Herdade das Servas, em 1998.

A herança de duas talhas datadas de 1667 e mais de uma centena de fontes históricas asseguram que a produção de vinho na família acontece há pelo menos 350 anos e 13 gerações. Continuam a aprofundar conhecimentos sobre as práticas e métodos utilizados ao longo dos tempos e a estudar a evolução dos mesmos. Geração após geração, sempre na senda da qualidade. Acreditam que trabalho, dedicação e entrega são factores-chave de sucesso, elevados ao expoente máximo quando há uma simbiose entre as aprendizagens herdadas e as inovações introduzidas no presente. Consideram que esta será a marca do seu tempo e o legado que deixarão às gerações vindouras.

Na adega da Herdade das Servas vinificam casta a casta. Só assim conseguem avaliar e decidir se avançam para vinhos varietais ou de lote, garantindo a máxima qualidade em cada opção. O estágio na cave é feito em barricas de carvalho americano e/ou francês. Depois de engarrafados, os vinhos repousam o tempo necessário e adequado a cada uma das marcas, para que possam adquirir a plenitude das suas características.

O enoturismo foi desde sempre uma “peça” fundamental no projecto Herdade das Servas. Receber e mostrar o processo de criação dos vinhos faz parte da filosofia dos irmãos Serrano Mira. Isto, sem nunca esquecer as etapas de degustação vínica e harmonização gastronómica. Depois de uma visita guiada pela vinha, adega e cave da Herdade das Servas, a paragem acontece na sala de provas e/ou no restaurante.

A Herdade das Servas zela, actualmente, por um património de cerca de 350 hectares, divididos em oito vinhas, distintas entre si e que se complementam na identidade e na idade, algumas com mais de 70 anos. Plantadas por talhões, são várias as castas presentes nas diversas vinhas da Herdade das Servas: Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Castelão, Merlot, Petit Verdot, Syrah, Touriga Franca, Touriga Nacional e Trincadeira, nas tintas; Alvarinho, Antão Vaz, Arinto, Encruzado, Roupeiro, Sauvignon Blanc, Sémillon, Verdelho e Viognier, nas brancas. 


As vinhas da Herdade das Servas estão instaladas a cerca de 300 metros, acima do nível do mar, entre as Serras d’Ossa e de São Mamede. Os solos são vermelhos, derivados de calcários pardos ou cristalinos, com manchas de xisto, beneficiando de um clima mediterrânico, com elevadas amplitudes térmicas e Verões quentes e secos. A simbiose entre as vinhas e a enologia é assegura por uma equipa constituída por Ricardo Constantino e os irmãos Carlos e Luís Serrano Mira.

Comentários