“Peça do Mês” no Centro de Arqueologia de Avis

“Peça do Mês” é o mote da nova iniciativa que o Município de Avis acaba de lançar, através do
Centro de Arqueologia de Avis (CAA).
A iniciativa, inserida no âmbito da programação do Ano Europeu do Património Cultural 2018 (AEPC 2018), pretende divulgar, mensalmente, uma peça do acervo deste espaço científico e cultural, com o objetivo de partilhar a riqueza e a diversidade do património arqueológico local, renovando, deste modo, a sua forma de informação com o público.
No mês de fevereiro, a escolha da “Peça do Mês”, recai sobre “um graal em calcário, de dimensões
reduzidas e do qual se conserva sensivelmente metade da sua forma original (…), um exemplar de caráter excecional, destinado à moagem de corantes, cosméticos ou produtos medicinais, utilizados possivelmente em cerimónias rituais” que data do III milénio a. C., recolhido durante as prospeções efetuadas, em 2005, no sítio arqueológico da Ladeira, localizado na Freguesia de Ervedal, com vista à realização da Carta Arqueológica de Avis.
A “Peça do Mês”, com informação disponibilizada através do Facebook do CAA, do site do Município, em http://www.cm-avis.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=390&Itemid=777, e fixada em painel no Posto de Turismo de Avis, poderá ser apreciada, in loco, de 2.ª a 6.ª feira, das 8h30 às 13h00
e das 14h00 às 16h30, no Centro de Arqueologia de Avis.

Comentários