Ovibeja: O melhor concurso do mundo acrescenta ainda mais notoriedade aos azeites concorrentes

Os azeites candidatos ao Prémio CA OVIBEJA vão obter este ano pontuações mais elevadas de acordo com as novas regras do ranking dos melhores azeites do mundo “World’s Best Olive Oils”, definido a partir dos prémios obtidos em concursos internacionais de reconhecido mérito.

O 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, com o  patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola, consolidou assim mais um patamar de exigência e notoriedade, tornando-se, juntamente com o Mario Solinas, exemplo internacional dos critérios de autenticidade no ranking “World’s Best Olive Oils”. Com base neste reconhecimento, os três primeiros classificados, bem como as três menções honrosas em cada categoria a escrutínio na edição deste ano do Prémio CA Ovibeja vão receber 10 pontos extra, comparativamente aos premiados nos restantes concursos internacionais realizados em todo o mundo.

Entre o rigor das normas observadas pelo único concurso português de âmbito internacional, destaca-se a autenticação das amostras por uma entidade idónea independente, o uso de recipiente de vidro escuro, sem rótulo e com sistema de abertura inviolável, o uso de um código de identificação anónimo, sendo os azeites ainda acompanhados de uma análise química e de uma análise organoléptica emitida por um painel de provadores reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI).

O responsável do ranking “World’s Best Olive Oils” é Heiko Schmidt, um provador certificado pelo COI que integra o painel de provadores internacionais do concurso da Ovibeja. A  procura da “autenticidade a 100 por cento” fez com que acrescentasse mais alguns critérios de exigência aos já estabelecidos pelo Conselho Oleícola Internacional, razão pela qual, os cumpridores beneficiam de 10 pontos extra.

O 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja está há vários como o melhor concurso do mundo e serve de exemplo para outros concursos internacionais. Competitividade e Internacionalização como estímulo à cultura de excelência dos azeites nacionais são algumas das metas deste concurso organizado pela ACOS – Agricultores do Sul em parceria com a Casa do Azeite.


A data para entrega de amostras de azeite decorre até ao dia 2 de Março, tendo a Casa do Azeite, entidade parceira da ACOS na organização do concurso, já recebido vários lotes provenientes de diferentes partes do mundo.

A entrega dos prémios e a prova comentada dos azeites galardoados vão acontecer no decorrer da Ovibeja que se realiza, em Beja, de 27 de abril a 1 de maio.

Comentários