“Mega” Nógado de Carnaval: Showcooking em Vimieiro a 10 de Fevereiro

A vila de Vimieiro será palco de um showcooking com destaque para o nógado, doce típico do Carnaval em Vimieiro, cuja receita transmitida oralmente, vai ser confecionada, no próximo dia 10 de fevereiro de 2018.
Pelas 17:00 horas o nógado poderá ser degustado, na sede do Clube Alentejano de Desportos Vimieirense.

Refira-se que a Câmara Municipal de Arraiolos vem organizando, em tempos diferentes, em consonância com a tradição local, “showcookings” diversificados, dando lugar de destaque aos sabores tradicionais.

A par da cozinha tradicional alentejana, a doçaria conventual e a doçaria popular, associadas às festividades cíclicas, são presença assídua em cada época do ano, com destaque para o Natal, para as Feiras Anuais, para a Quinta Feira de Ascensão, para o Entrudo e para a Páscoa.
Neste contexto, em colaboração com associações e empresas, o Município de Arraiolos, tem promovido a cozinha e a doçaria tradicionais, em mostras temáticas, onde são confecionadas receitas da nossa terra, mesmo que comuns a outros lugares.

Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, referiu que estas ações têm “objetivos específicos de promoção da gastronomia e da doçaria do concelho, bem como de dinamizar e incentivar atividades intergeracionais, de forma a transmitir saberes, consolidar e estabelecer laços entre a tradição e os nossos dias, capazes de acolher no presente, o conhecimento que a memória viva preservou” ao longo dos tempos, “potencializando também a possibilidade destas ações serem um estímulo para a economia local”.

Neste “showcooking”, será feito um “mega” Nógado de Carnaval, em parceria com a Freguesia de Vimieiro, Associação Jovens em Movimento-Vimieiro, Associação de Reformados e Pensionistas de Vimieiro, Padaria Arimatea, Padaria Marianita, Confeitaria Galhardo e Restaurante Novo Dia.


Comentários