Debate em Évora: Design de Comunicação Elitista?

Design de Comunicação elitista? é o tema do próximo debate da Acesso Cultura que se realiza dia 20 de fevereiro, entre as 18h30 e as 20 horas, em 6 cidades do país, em simultâneo, entre as quais Évora, onde terá lugar na Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo). Este é mais um dos debates da Acesso Cultura, com entrada livre, aos quais a DRCAlentejo se associa, desde o último trimestre de 2015.
Na sequência do último debate centrado no tema do elitismo na cultura, um dos participantes levantou a questão do design e da “comunicação elitista”. E vê-os como elitistas  quando não facilitam o acesso e, pelo contrário, se oculta a informação, pois diz que a intenção é comunicar apenas com alguns, os entendidos. Considerou-se por isso, interessante centrar esta primeira discussão e conversa de 2018 no papel do design e da comunicação em geral nas instituições e entidades culturais: qual o seu papel no acesso à informação, na criação de uma identidade visual e numa prática de divulgação que não valoriza apenas a estética, mas também a funcionalidade. Queremos ainda discutir os próprios conteúdos dos materiais de divulgação.

ÉVORA: Direção Regional da Cultura(Rua de Burgos)
Convidados: Inês Secca Ruivo, Departamento de Design e Artes Visuais da Universidade de Évora; Joana Oliveira, responsável pela Comunicação na PédeXumbo; Sandra São Pedro, responsável pela Comunicação na Direção Regional de Cultura do Alentejo (moderador a confirmar)

A Acesso Cultura organiza debates abertos aos profissionais do sector cultural, e a todas as pessoas interessadas, para se refletir em conjunto sobre questões ligadas à acessibilidade – física, social e intelectual – que têm um impacto no nosso trabalho e relação com pessoas com variados perfis. Os resumos dos debates encontram-se disponíveis para consulta em www.acessocultura.org. Os debates realizam-se em Évora, Funchal, Lisboa, Loulé, Porto, Vila Nova de Famalicão e numa cidade algarvia. Têm início às 18h30 e a entrada é livre.

Debate nas outras Cidades – convidados e locais:
FUNCHAL: Sede do Dançando com a Diferença
(Rua dos Barcelos nº 09 – Santo António)
Com: Natércia Xavier, gestora cultural; Sandra Assunção Nóbrega, Teatro Municipal Baltazar Dias; Cássia Navas, Professora e Investigadora e Diogo Gonçalves, Dançando com a Diferença (moderadores)
LISBOA: Fundação José Saramago
Com: Catarina Medina, Teatro Maria Matos; Cláudia Castelo, barbara says; Helena César, Consultora de Comunicação; Paulo Alves, Designer de Comunicação; Maria Vlachou, Consultora Gestão e Comunicação Cultural (moderadora)
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa, em colaboração com a Escola Superior de Educação de Setúbal
LOULÉ: Loulé Design Lab
Com: António Lacerda, Professor Universitário, Designer; Fred Phillips, Atelier do Sul; Luís Caracinha, Designer de Comunicação; Andreia Pintassilgo, Designer (moderadora)
PORTO: Teatro Carlos AlbertoCom: Inês Maia, Festival Internacional de Marionetas do PortoJosé Reis, Teatro Municipal do Porto; Cláudia Almeida, Consultora em Comunicação (moderadora)
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa, uma parceria com a Associação LAREDO
VILA NOVA DE FAMALICÃO: Galeria Municipal Ala da Frente
Com: Álvaro Santos, Casa das Artes; Cristina Lamego, Designer; Nuno Coelho, Designer; Alexandre Matos, Museólogo (moderador)

Comentários