As Brincas foram à Câmara

O tempo ajudou e a tradição cumpriu-se. Três grupos de Brincas de Carnaval foram no dia 12 de Fevereiro à Praça do Sertório. Riram e fizeram rir, divertiram-se e divertiram toda a assistência que foi seguindo os respetivos fundamentos com risos e boa disposição, contagiados pela irreverência dos “palhaços faz tudo”, mas também pelo desempenho trapalhão de todo o grupo.
O Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo apresentou o “Grupo do Cabaré”, as Escolinhas dos Canaviais apresentaram o “Grupo da Cinderela” e o Grupo de Brincas dos Canaviais apresentou “O Grupo das Fidalguinhas”. As atuações continuaram por vários locais da cidade e bairros até terça-feira de Carnaval.
Foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, e pelos Vereadores Sara Fernandes e Eduardo Luciano, que assistiram à apresentação. As Brincas de Carnaval são uma antiga tradição performativa típica da região de Évora, que nos últimos anos tem sido revitalizada graças ao dinamismo e empenho das associações populares de bairro, com destaque para a Casa do Povo de Canaviais e Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo.

A Câmara Municipal tem dedicado especial atenção ao estudo desta tradição: para além do apoio direto aos organizadores todos os anos, a Autarquia tem em vigor desde janeiro de 2016 um acordo de cooperação com a “Memória Imaterial – Cooperativa Cultural”, uma instituição que nasceu no seio do projeto “MemóriaMédia”, com origem no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição: Património, Artes e Cultura, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa. O objetivo é a recolha, registo e estudo das manifestações culturais imateriais no Concelho de Évora, entre elas as práticas performativas, onde se inserem as Brincas de Carnaval.

Comentários