18 de Fevereiro: Equipa DiabPT United vai a Évora em busca de jogadores de futsal com Diabetes

No próximo dia 18 de fevereiro a equipa DiabPT United, da qual fazem parte membros do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), vai organizar um treino/captação no Pavilhão da Escola Salesiana de Évora, das 11 às 13h.
Este treino tem como objetivo incentivar a participação de pessoas com diabetes que morem na região centro-sul de Portugal a integrar a equipa de futsal DiabPT United.
Se gostas de jogar futsal e tens diabetes, esta é a equipa onde vais querer jogar! Ainda vais a tempo de te inscreveres para este treino de captação, mostrar os teus dotes e integrares esta equipa. Basta enviar mensagem privada para a página de Facebook da DiabPTUnited ou e-mail para o diabpt.united@gmail.com.
Bruno Fuzeiro, treinador da equipa DiabPT United refere: “Com este treino pretendemos mostrar que ter diabetes não impede a prática de desporto e que este até é muito recomendado. Estamos confiantes de que vamos encontrar grandes jogadores para integrar esta equipa e que com muita expectativa para o Campeonato Europeu de Futsal”.
A equipa DiabPT United irá participar em torneios nacionais e no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes – DiaEuro, que decorrerá de 22 a 29 de julho, em Bratislava, na Eslováquia.
Paula Klose, Presidente da AJDP, explica que esta é “uma excelente forma de promover o desporto enquanto forma eficaz de controlar a diabetes ao mesmo tempo que se incentiva a troca de experiência entre atletas nacionais e internacionais. Mais uma prova de que a diabetes não é limitadora!”
Já Alexandra Costa, Coordenadora do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) acrescenta que “estas iniciativas permitem que jovens que vivem com diabetes representem o seu país e se consagrem campeões, não só pela modalidade desportiva, mas também pelos seus valores de inclusão, força de vontade e capacidade de gestão da diabetes.”


A diabetes
A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes

Sobre a APDP
Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 50 mil pessoas com diabetes inscritas, desenvolve a sua atividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção e educação das pessoas com diabetes. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os principais objetivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes. O Núcleo Jovem da APDP (NJA) foi criado em 2012 e visa fomentar o espírito de entreajuda e promover a intervenção dos jovens na sua qualidade de vida. Para mais informações sobre a APDP, consultar: www.apdp.pt ouhttps://www.facebook.com/NucleoJovemApdp


Sobre a AJDP
A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 20 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org ouhttp://www.facebook.com/JovensDiabeticos

Comentários