Município de Viana assinala 120º aniversário da restauração do Concelho

O Município de Viana do Alentejo assinala no próximo dia 13 de janeiro, o 120º aniversário sobre a restauração do Concelho, extinto em 1895.
Para assinalar a data, o Autarquia de Viana do Alentejo vai atribuir a medalha de honra do Município a duas associações do concelho – Associação dos Amigos Aguiarenses e Grupo Motard “Os Xananas” de Viana do Alentejo – durante a sessão solene marcada para as 11h00, no Cineteatro Vianense.
A meio da tarde, pelas 15h30, será apresentado no Cineteatro Vianense, o documentário “Viana do Alentejo: Terra de Barro” de António Menezes sobre a Olaria Tradicional do Concelho de Viana do Alentejo.

À noite, pelas 21h30, o Cineteatro Vianense, apresenta o espetáculo musical “Rock School” com os alunos da Escola de Música da Fundação Dias de Carvalho, de Portel, que inclui ainda a participação da Banda “NGB”, num tributo a Zé Pedro dos Xutos e Pontapés.

As comemorações começam na sexta-feira, dia 12, pelas 18h00, com a inaugurada na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, da exposição “Interpretações da Fachada Alentejana”, de Carlos Figueira, professor aposentado de Educação Visual e Tecnológica. A exposição “Interpretações da fachada alentejana” dá continuação ao seu projeto das “Janelas do Alentejo”, com miniaturas de arquiteturas alentejanas. São réplicas ou, em alguns casos, interpretações dos elementos originais, tendo sempre como princípio o respeito pelo património.

À noite, pelas 21h30, é apresentada no Cineteatro Vianense a peça de teatro “Escória” pela Companhia de Teatro Baal 17, com encenação e dramaturgia de Filipe Seixas, no âmbito do Programa Alentejo em Cena. A peça fala de respeito, empatia e esperança numa Humanidade que também tem um lado doce, construtivo e colorido.

Comentários