Actualização do Clero das Dioceses do Sul realiza-se no Algarve

O Instituto Superior de Teologia de Évora volta a organizar a actualização do Clero das Dioceses do Sul (Évora, Setúbal, Beja e Algarve).
As jornadas estão agendadas para os dias 29 de Janeiro a 1 de Fevereiro, em Albufeira, e terão como tema: “Desafios para uma Igreja ‘Semper Renovanda’ – Secularização, Diálogo, Discernimento”.
Quanto ao programa, no dia 29, pelas 14h30, acolhimento. Às 15h45, sessão de abertura. Às 16h, conferência “Vaticano II, sinal de uma Igreja aggiornata, num Mundo em mutação”, por Juan Pablo Garcia. Às 17h30, trabalho de grupos, seguido de diálogo com o conferencista. Às 19h15, Oração de Vésperas.
No dia 30, às 8h15, Laudes. Às 9h30, conferência “As múltiplas raízes da Secularização nos países de tradição religiosa cristã”, por Sérgio Pinto. Às 11h30, conferência “Os desafios que a Europa e o projecto europeu nos colocam”, por João de Deus Pinheiro. Às 15h, conferência “Diálogo: a nova postura de uma Igreja «em saída»”, pelo Cardeal Gianfranco Ravasi. Às 16h30, trabalho de grupos, seguido de diálogo com o conferencista. Às 19h, Vésperas e Eucaristia.
No dia 31, às 8h15, Laudes. Às 9h30, conferência “A evangelização da Cultura: desafio e tarefa ingente”, pelo Cardeal Gianfranco Ravasi . Às 15h, primeira Mesa Redonda; “Diálogo em várias frentes I” – Ética e Ciências da Vida por Michel e Isabel Renaud; Diálogo Inter- -Religioso por Susana Mateus. Às 17h15, segunda Mesa Redonda: “Diálogo em várias frentes II” – Os Cristãos na Política por José Filipe Pinto; Educação/ Ensino por David Justino. Às 19h, Vésperas e Eucaristia.

No dia 1 de Fevereiro, às 7h30, Laudes e Eucaristia. Às 9h30, painel “Experiências positivas de diálogo e evangelização, numa sociedade multicultural, multirreligiosa e secularizada”, com representantes das Dioceses. Às 12h30, decorrerá a sessão de encerramento dos trabalhos.

Comentários