Covid-19: Sessões online de Catequese a partir de dia 20 de Abril

«Catequese em Nossa Casa» ganha nova versão e estende-se até ao mês de junho
Seis dias por semana, de segunda a sábado, os mais novos vão poder ver e participar no «Catequese em Nossa Casa» no canal Educris no Youtube sempre às 18h30.
A iniciativa conjunta do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Sector da Catequese de Lisboa (SCL) e Agência Ecclesia, vai levar aos mais novos, do 1º ao 6º catecismo, encontros de catequese, com cerca de 20 minutos, correspondentes ao 3º Bloco de cada um dos catecismos da infância.
“Na segunda feira teremos o 1º catecismo, na terça-feira é a vez do 2º catecismo e assim sucessivamente até sábado”, explica ao EDUCRIS Fernando Moita, Diretor do SNEC.
As catequeses “são dirigidas às crianças que as poderão acompanhar juntamente com a família” e, de preferência, tendo consigo o catecismo”, sustenta o responsável.
Para o padre Tiago Neto, diretor do SCL, e um dos paceiros desta iniciativa, o «Catequese em Nossa Casa», agora em versão online, vem em contraponto “com o que habitualmente costumamos pensar acerca da catequese”.
“Normalmente olhamos para a catequese como uma estrutura antiga e pesada. A verdade é que este tempo tem revelado uma grande dinâmica a nível paroquial, diocesano e nacional, e esta é mais uma proposta para ajudar”, revela.
Para o diretor do SCL é fundamental “não encher as pessoas com propostas extras” pois “a catequese já tem um programa e um plano formativo” e interessa “desenvolver e proporcionar”.
Fernando Moita afirma que “esta nova proposta não substitui o que está a ser realizado pelas paróquias e dioceses, através do trabalho valioso dos catequistas”, mas quer ser “complemento e chegar aos que estão mais isolados ou desanimados”.
Cada sessão de catequese será preparada e apresentada por um catequista com dinâmicas próprias de cada catecismo.
“Podemos esperar novidades e interatividade entre a sessão de catequese e as crianças que nos acompanharem”, revela o padre Tiago Neto.
Pode seguir esta iniciativa com a hastag #catequesemnossacasa

Conheça, nas redes sociais, mais iniciativas da Catequese em Portugal neste tempo de pandemia com a hastag #catequesenãopára e com atualização diária em www.educris.com


Comentários