Neste Domingo: Acompanhe a Festa da Páscoa Cristã dos Ritos Orientais

Neste Domingo, veja a partir da Capela da Casa Arquiepiscopal pelos meios digitais já utilizados, a transmissão da Adoração ao Santíssimo Sacramento, a oração de Vésperas e a Eucaristia.


Veja aqui a Mensagem do Pe. Ivan Hudz



No próximo Domingo, dia 19 de Abril, a Igreja Católica Ucraniana do Rito Bizantino celebra a Páscoa da Ressurreição de Cristo. Na impossibilidade de realizar a habitual celebração comunitária na Igreja de S. Francisco, em Évora, devido às normas emanadas pelas autoridades competentes face à Pandemia COVID-19, o Senhor Arcebispo convida o Rev.do Padre Ivan Hudz, Sacerdote Católico Ucraniano de Rito Bizantino, a concelebrar na Eucaristia do II Domingo de Páscoa, em Rito Romano, na capela da Casa Arquiepiscopal de Évora. O referido Sacerdote, terá a oportunidade de se dirigir aos fiéis de Rito Bizantino em língua ucraniana.

A transmissão incluirá os meios digitais habituais (Facebook e site da Arquidiocese de Évora) e a televisão Canção Nova, transmitida a nível nacional, para toda a família Ucraniana residente em Portugal.

Pelas 18.15 horas, será efectuada a ligação a partir da Capela da Casa Arquiepiscopal pelos meios digitais já utilizados, transmitindo-se a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a oração de Vésperas. Pelas 19h, a transmissão da Missa será transmitida pela TV Canção Nova.

O Senhor Arcebispo dirigiu uma mensagem a todos os Ucranianos e a todos os Cristãos de Rito Oriental que citamos:

«Caros Irmãos de Rito Oriental, saúdo-vos na Comunhão de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos revelou o Amor do Pai e com Ele nos envia o Dom do Espírito Santo, Senhor que nos dá a vida! É o Espírito Santo que nos congrega na unidade da mesma Fé e na Comunhão da Caridade que alimenta a Esperança.
Com a Arquidiocese de Évora, uno-me a todos vós, que ides celebrar a Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, no próximo Domingo, dia 19 de abril, em que não podendo celebrar comunitariamente, pelos motivos conhecidos, será celebrada em família. Que o Senhor esteja no meio de vós e vos preencha o coração com a Sua Luz.
Nas pessoas dos estimados Padres Ucranianos, Revs. Ivan Hudz e Taras Goyvanyuk, respetivamente, Párocos da Paróquia de Nª Sª da Assunção do Torrão e Nª Sª da Graça de Benavente, vossos Assistentes Espirituais, saúdo-vos a todos e desejo-vos Santa Páscoa em família. Imploro a Deus, bênçãos espirituais para as famílias, para as novas gerações, as crianças, os adolescentes e os jovens e para os idosos, doentes e sós. A Bênção de Deus e a intercessão de Sua Mãe, Maria Santíssima, para todos!
Santa Páscoa!
»

Évora, 14 de abril de 2020
+ Francisco José
Arcebispo de Évora


Comentários