Cerca de 1,2 milhões de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe

Os dados da segunda vaga do relatório Vacinómetro®, que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários, na época gripal 2019/2020, revelam que, desde o dia 15 de outubro, já se terão vacinado contra a gripe sazonal:
  • 58,4% dos indivíduos com 65 ou mais anos – uma subida de 5,5% em comparação ao período homólogo do ano passado;
  • 52% dos indivíduos portadores de doença crónica – uma subida de 11,3% em comparação ao período homólogo do ano passado;
  • 40,1% dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes – uma subida de 2,9% em comparação ao período homólogo do ano passado;
  • 27,8% dos portugueses com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos – uma subida de 4,8% em comparação ao período homólogo do ano passado.
Destacamos a evolução positiva, em termos de subida da cobertura vacinal, nestes grupos em comparação ao período homólogo do ano passado, com o grupo dos portadores de doença crónica a registar a subida mais elevada (11,3%), seguido do grupo dos portugueses com 65 ou mais anos (5,5%) e dos indivíduos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos (4,8%). De notar também o aumento da cobertura vacinal nos profissionais de saúde em contacto direto com doentes (2,9%).

Ao todo, estima-se que se vacinaram contra a gripe 1.187.042 portugueses com 65 ou mais anos. A estes juntam-se 179.889 cidadãos com idades entre os 60 e os 64 anos, também eles vacinados contra esta doença.

Do total da população estudada vacinada, que inclui maioritariamente pessoas para as quais a vacinação é gratuita, 16,5% adquiriu a vacina na farmácia, sendo que destas, cerca de 82% vacinaram-se na farmácia.

Do total do grupo de indivíduos vacinados, os motivos que levaram à vacinação foram:
  • 71,1% por recomendação do médico;
  • 15,9% no contexto de uma iniciativa laboral;
  • 9,7% por iniciativa própria, para estar protegido;
  • 1,9% porque sabem que fazem parte de um grupo de risco para a gripe;
De acordo com a Norma nº 006/2019 da DGS, a vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para os grupos prioritários:
  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade;
  • Grávidas, para proteção de evolução grave da gripe durante a gravidez e para proteção dos filhos durante os primeiros meses de vida
  • Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados;
  • Pessoas incluídas em contextos definidos pela DGS: ex. doentes com determinadas patologias crónicas ou condições (2) como Diabetes, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, pessoas em tratamento com quimioterapia
A vacina também é aconselhada a pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

Pelo 11.º ano consecutivo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur, apresentam os resultados do Vacinómetro® (2ª vaga).

Lançado em 2009, o Vacinómetro® permite monitorizar em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Mais uma vez, recordamos as recomendações da Direção-Geral da Saúde que apelam à vacinação.

De acordo com as recomendações, a vacina pode ser administrada durante todo o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.

Na época 2019/2020 estão disponíveis em Portugal, no SNS e nas farmácias comunitárias, duas vacinas quadrivalentes, sendo as indicações das mesmas diferentes em relação à idade para vacinação.

Referências: DGS - Norma nº 006/2019 de 07/10/2019 atualizada a 14/10/2019
(2) Com declaração médica referindo a sua inclusão num destes grupos de risco

Sobre o Vacinómetro:
Inquérito a cargo da empresa Spirituc, Investigação Aplicada
Objetivo - Monitorizar a cobertura vacinal contra o vírus da gripe na época gripal de 2019/2020, junto de quatro grupos de indivíduos pertencentes ao grupo recomendado e a grupos de vacinação prioritária, indicados pela DGS: (grupo 1) indivíduos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos; (grupo 2) indivíduos com 65 ou mais anos; (grupo 3) indivíduos portadores de doenças crónicas; (grupo 4) profissionais de saúde em contacto com doentes (ou seja, indivíduos trabalhadores em instituições de saúde).
Metodologia - Questionários de aplicação telefónica, através do sistema CATI.
Universo - População portuguesa residente em território continental e Ilhas, com idade compreendida entre os 60 e os 64 anos, ou com idade igual ou superior a 65 anos, ou portadora de doenças crónicas, ou trabalhadora em instituições de saúde, de ambos os géneros e telefone fixo ou móvel.
Amostra Informação: À amostra em causa está associada: Uma margem de erro de ±2,1% para um IC de 95% no total da amostra (n=2203); Uma margem de erro de ± 3,3% para um IC de 95% dentro do Target 60-64 anos (n=883); Uma margem de erro de ± 5,3% para um IC de 95% dentro do Target Profissionais de Saúde em Contacto com Doentes (n=337); Uma margem de erro de ±4,6% para um IC de 95% dentro do Target Doentes Crónicos (n=445); Uma margem de erro de ±3,1% para um IC de 95% dentro do Target 65 ou mais anos (n=994).



Comentários