17 a 20 de Outubro: 9.ª Edição do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

O tema escolhido para a 9ª edição do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja retoma as palavras do Papa Francisco aos participantes do congresso internacional "Deus já não habita aqui?". Sublinhando a necessidade de reflexão e adaptação aos desafios contemporâneos, evoca a passagem do Livro dos Macabeus sobre o destino das pedras de um antigo altar, sublinhando: preferiram removê-las "até que viesse algum profeta e decidisse o que se lhes devia fazer" (I - 4,46).
Património que perpetua um papel crucial, de reconhecido valor cultural e de agregação social, a vitalidade e especificidade dos Bens Culturais da Igreja reclamam, cada vez mais, uma articulação plena entre a comunidade religiosa, civil e científica. Procurando potenciar esse diálogo, propõe-se para esta edição do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja o desenvolvimento de acções que traduzam o encontro entre a missão litúrgica deste património, a sua preservação material e valorização cultural.
Deste modo, são várias as instituições que se associam ao evento, através da programação de actividades centradas na valorização, salvaguarda e conhecimento do património da Igreja, descodificando a mensagem intrínseca em cada obra, como factor valorativo e enriquecedor do conhecimento da arte religiosa.
As acções, a decorrer entre os dias 17 e 20 de Outubro de 2019, vão desde conferências, exposições, lançamentos editoriais, apresentação de intervenções de reabilitação, visitas guiadas, concertos, e outros eventos, envolvendo arte religiosa, bibliotecas eclesiais, arquivos ou património imaterial.
O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja é uma iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, da Conferência Episcopal Portuguesa, realizada desde 2011 no dia 18 de Outubro (dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas). Procurando potenciar e divulgar o trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, visa o envolvimento de um leque alargado de instituições com actuação na área do património cultural, dentro e fora do contexto eclesial.



Comentários