GNR resgata 19 migrantes na ilha de Chios (Com Vídeo)

O vídeo do resgate pode ver descarregado AQUI

A Unidade de Controlo Costeiro, através de militares destacados na ilha de Chios, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), ontem, dia 18 de setembro, resgatou 19 migrantes perto de Emporios, localidade situada a sul da ilha de Chios, na Grécia.
No decorrer de uma ação de vigilância junto à costa, os militares da GNR detetaram uma embarcação de borracha, com cerca de 4 metros e com excesso de lotação. De imediato, os militares da GNR que efetuavam o patrulhamento marítimo naquela área, intercetaram a embarcação realizando o resgate de 19 pessoas, das quais 4 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 8 anos, uma mulher, e 14 homens, com idades compreendidas entre 18 e os 60 anos. De salientar que uma das crianças, com 5 anos, possuía um ferimento no pé, tendo sido assistida de imediato pelos militares da GNR, os quais lhe prestaram os primeiros socorros, ainda a bordo da embarcação da GNR.
Durante o resgate os migrantes foram colocados na embarcação portuguesa e transportados em segurança para o Porto de Chios.
A GNR, nesta missão da FRONTEX, desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.
Só no presente ano de 2019, e até ao momento, a GNR efetuou cerca 790 patrulhas, o que corresponde a mais de 5 000 horas de empenhamento, percorreu cerca de 66 mil quilómetros e efetuou 5 mil milhas náuticas, tendo detetado 218 embarcações e auxiliado 2 107 migrantes.


Comentários