FIKE 2019 é um festival de cinema na Rua para as noites de Setembro em Évora

FIKE festival internacional de curtas metragens de Évora traz o cinema independente e de autor para as ruas da cidade
Entre 10 e 15 de Setembro, o FIKE 2019 festival internacional de curtas metragens de Évora é por 5 dias um festival de cinema na rua, na praça 1 de Maio, junto ao Mercado Municipal. A 16:ª edição do FIKE recebeu 3 centenas de filmes a concurso, de todos os pontos do mundo, cinema independente e de autor, nas categorias de ficção, documentário e animação, mas só 40 curtas metragens foram apuradas para a selecção oficial em competição.
Durante 5 dias são exibidos filmes curtos que, na opinião dos programadores, retratam um questionamento social que atravessa o mundo, com muitos filmes a fazerem o reconhecimento da africanidade do mundo, mostrando realidades e ficções de territórios tão diversos como a Colômbia ou a Austrália, com o cinema a fazer primeiro que a Europa a descolonização do mundo pela arte. Também podem ser vistas muitas ficções, animações e documentários em Português, uma oportunidade para ver filmes premiados em festivais pela Europa e filmes em estreia absoluta para o público. 
A par da competição, o programa paralelo do FIKE, estreia-se numa nova sala, a Igreja de São Vicente com o programa Conversa com os realizadores, sempre às 18h- No dia 11 o filme Da terra ao céu, um filme da PédeXumbo, Pedro Grenha e Rui Cacilhas, um filme sobre cultura e tradição oral no Alentejo, 12 de Setembro o filme Viver de Rui Fernandes e Hugo Miguel Coelho, que resultou de um processo de trabalho junto da APPACDM de Évora com a participação na música pelo Dj Sims, dia 13 é exibido o filme UMA, um filme de Carlos Gomes, Fran López Reyes, uma história, um documentário sobre 43 km corridos na areia da praia ao longo do Oceano Atlântico. A finalizar a programação na Igreja de São Vicente, dia 13 às 23h30 acontece o Cine Concerto do Charlie Mancini com música para filmes clássicos do cinema mudo.
Ainda no programa do festival de cinema na rua pode assistir ao activismo de guerrilha visual por Paredes em Carne Viva de José Coimbra e Tiago Guimarães, Os Prefixos da Ética dia 10 às 23h30 ao vivo junto ao Mercado Municipal e dia 13 às 21h no CUBO, uma sala de projecção para filmes em mostra do Programa da Comissão Europeia em Portugal EU&ME, sobre a liberdade e igualdade de oportunidades na União Europeia e para a mostra de filmes da formação em cinema Documentário DocNomads filmados e realizados em Évora no último inverno.
A finalizar o festival o concerto e performance Visual –Xesy, com Luís Luz e Filipe Rebelo, às 23:30 do dia 14, antecipam o anúncio dos vencedores do FIKE no dia 15.

O FIKE é uma organização da SOIR Joaquim António d’Aguiar e da Câmara Municipal de Évora com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da CIMAC e um projecto em desenvolvimento no programa europeu CHEBEC. Acontece entre 10 e 15 de Setembro, na Praça 1 de Maio, no Mercado Municipal, em Évora, de entrada livre, das 18h00 às 24h00.



Comentários