Cónego António Salvador dos Santos: Mensagens recebidas

Na partida para a Casa do Pai do Cónego António Salvador dos Santos, chegaram à Arquidiocese de Évora várias mensagens de homenagem e gratidão, que agradecemos e aqui partilhamos:

Falecimento do Rev.do Cónego Salvador dos Santos
Fomos surpreendidos pela notícia da morte do Rev.do Cónego Salvador dos Santos da Arquidiocese de Évora. Tínhamos nele um amigo e, por isso, fica a tristeza da perda de alguém que sabia cultivar a amizade. Sempre soube exercer o seu múnus de sacerdote e, por isso, reconhecemos que a Igreja fica mais pobre por ver partir um dos seus grandes servidores na entrega total de si mesmo para o bem do Povo de Deus.
Mas sobretudo soube captar a urgência de anunciar o Evangelho através dos meios de comunicação social, tornando-se um verdadeiro promotor dos medias da Igreja sempre com o objectivo de humanizar e cristianizar a cultura e a sociedade.
Vê-lo apaixonado pelos desafios que a comunicação social lança continuamente ao mundo e à sociedade foi um despertar para todos os que com ele conviviam; sentir a sua lucidez no discernimento sobre os diversos problemas com se deparou e continua a deparar a comunicação social da Igreja e regional é um convite a prosseguir numa tarefa sempre a lançar novos desafios; reconhecer a sua dedicação seja na imprensa da sua diocese seja nos diversos órgãos a nível nacional é alertar-nos para um renovado empenho na comunicação social que sempre nos convida a novos horizontes.
Sacerdote que a par com as suas obrigações sacerdotais em muitas tarefas diocesanas se dedicou ao jornal diocesano e, durante várias décadas, foi o Presidente da AIC, merece de todos nós o reconhecimento pelo meritório trabalho que tão sabiamente soube conduzir no sentido de dar a conhecer as dificuldades que sempre estiveram presentes nos media de inspiração cristã e da imprensa regional mas também como soube proporcionar através de congressos e outros meios de reflexão a comunhão e a partilha de experiências que se manifestaram como meios de despertar para objectivos que só deste modo se poderiam alcançar.
Nesta hora de sofrimento para a sua família, para a Arquidiocese de Évora e para a comunicação social de inspiração cristã, sobretudo a AIC, apresentamos a nossa palavra de condolências e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Revdo Cónego Salvador dos Santos e fica-nos o seu exemplo e dedicação, entusiasmo e inteligência, coragem e lucidez para continuarmos a prosseguir o caminho de evangelização através dos meios de comunicação social.
+João Lavrador, Presidente da Comissão Episcopal
da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais

AIC - Associação de Imprensa de Inspiração Cristã
A Direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) expressa o profundo pesar pelo falecimento do Cónego António Salvador Santos, fundador e primeiro presidente da AIC.
O Cónego Salvador Santos foi o sacerdote e jornalista que mais se empenhou na fundação da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, em 1993, mais energias entregou a esta causa e mais se comprometeu com a defesa dos títulos da imprensa regional, apostando numa comunicação social de proximidade e na relevância que as páginas de centenas de jornais e revistas dão aos leitores e às regiões aonde chegam.
No momento de pesar pelo seu falecimento, a Direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã agradece ao cónego Salvador Santos, aos seus familiares, à Arquidiocese de Évora e ao jornal e à gráfica “A Defesa” por tudo o que fica na história da imprensa regional e local em Portugal graças ao empreendedorismo do Cónego António Salvador Santos.
A direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã

Agência Ecclesia
A Agência Ecclesia agradece ao cónego Salvador Santos a defesa e a promoção da comunicação na Igreja Católica, nomeadamente através da imprensa regional, e a valorização que sempre fez do trabalho desta agência de notícias no contexto da comunicação social em Portugal. A missão de informar na Igreja Católica muito deve ao entusiasmo e espírito empreendedor do cónego Salvador Santos.

Santa Casa da Misericórdia de Évora
Neste momento de saudade a Santa Casa da Misericórdia de Évora e eu próprio associam-se à Arquidiocese de Évora, apresentando as suas condolências pelo falecimento do Reverendo Cónego António Salvador dos Santos, que solicitamos torne extensíveis à sua família.
Tivemos todos a oportunidade de conviver intensamente com o Padre Salvador dos Santos, do qual guardamos a amizade e o empenhamento nas funções que desempenhou no âmbito das funções.
O Pai lhe facultará tudo o que procurou no âmbito da sua vida terrena.
Francisco Lopes Figueira
Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora
Comunidade Cristo
A Comunidade Cristo está presente ao Senhor D. Francisco Senra e a toda a Arquidiocese de Évora, no sentimento de saudade pela partida do Cónego Salvador  para a casa do Pai, sacerdote com quem tivemos a honra de privar de perto, como Primeiro e muito querido Presidente da AIC, da qual participamos com a Revista Jesus Vivo. Ficamos na comunhão de oração pelo seu merecido repouso no face a face divino!
Hercília Pinto, CCdB


Aric - Associação de Rádios de Inspiração Cristã
Caros Amigos
Vem a Direcção da Aric na pessoa do seu Presidente enviar à Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, uma palavra de conforto nesta hora em que a Comunicação Social em geral e a Comunicação Social de Inspiração Cristã em particular, ficou mais pobre com o desaparecimento do sr. Cónego António Salvador.É certo que a figura do Sr. Cónego, ninguém poderá substituir, mas poderemos no entanto, ajudar a perpetuar a sua obra e as tarefas que iniciou em prol da Imprensa e da Rádio de Inspiração Cristã.
Porque nesta tarefa poderemos e deveremos trabalhar em conjunto, gostaria de assinalar que pode a AIC contar connosco, no que considere de utilidade e interesse e que obviamente considere que esteja ao nosso alcance.
Com um abraço fraterno, despedimo-nos com amizade.
O Presidente da Aric
Nuno Inácio


Caros amigos,
Ao receber a notícia do falecimento do P. Salvador dos Santos, associo o meu Voto de Pesar ao de todos aqueles que com ele privaram, tanto no campo da pastoral da Igreja como no mundo do jornalismo que servia com amor à verdade e dedicação evangélica. Com as condolências a todos os seus familiares e amigos, partilho a fé que o alimentava e testemunhava de que Deus o acolherá no banquete celeste e na glória do Amor eterno.
Abraço solidário do
Luís Ferraz



Pela Ecclesia soube da morte do Cón António Salvador dos Santos. Trabalhei com ele na AIC e nos encontros dos semanários diocesanos. Sempre admirei o seu esforçado trabalho, o serviço à Igreja e a vontade firme de colocar o Evangelho no meio da rua e de exigir do Governo o respeito pelo nosso trabalho informativo, nomeadamente através do Porte Pago. Eu estava na Voz Portucalense.
Hoje muita coisa mudou...também na informação da Igreja. A  atitude missionária e militante de outros tempos conheceu gente dedicada, sem olhar a sacrifícios, como Salvador dos Santos. Acredito que essa semente continuará a dar frutos. 
Fernando Milheiro, padre



Jornal Brados do Alentejo 

Em meu nome pessoal e de toda a equipa do jornal “Brados do Alentejo”, apresento ao colega “A Defesa” sentidas condolências pelo falecimento do seu director, cónego Salvador dos Santos.

O Director
Inácio Grazina



Presidência da CCDR e da Comissão Diretiva do Alentejo 2020



Exmos Senhores
Em meu nome pessoal, da presidência da CCDR e da Comissão Diretiva do Alentejo 2020, manifesto as minhas sentidas condolências pelo falecimento do  Cónego António Salvador dos Santos,  bem como a toda a sua família neste momento tão doloroso.
Com os meus cumprimentos,

Roberto Pereira Grilo, Presidente



Fiquei muito consternada e triste pela notícia da partida do Sr Pe Salvador para a casa do Pai! Que Ele o tenha em Suas mãos Benditas e e recompense por todo o bem que ele realizou neste mundo, de modo especial na Diocese de Évora. Tinha por ele muito apreço pela forma como me agradeceu por eu ter querido continuar a assinar o Jornal em memória do Sr. P. Ramiro falecido vai quase há seis anos. Apresento as minhas sentidas condolências a toda a Redacção e à Diocese de Évora. Junto de Nossa Senhora de Fátima rezo pelo eterno descanso do Sr. P. Salvador.
  Fátima, 8 de Agosto
Arsénia Ribeiro



Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz

Caros amigos, foi com tristeza que tive conhecimento do falecimento do Sr.Cónego António Salvador dos Santos, Director do vosso Jornal A Defesa, pelo que apresento, desde já, os meus mais sentidos votos de fraternas condolências.
Que Nossa Senhora da Misericórdia o acolha sob o seu manto protector e o acompanhe à presença do Senhor para que o receba no Seu reino e lhe dê o eterno descanso por todo o bem que praticou ao longo da sua vida.
Honra e glória em seu nome. Paz eterna à sua alma.
Em renovados cumprimentos e votos de solidariedade, neste momento de luto e de dor.

Manuel GalanteProvedor


Cara Redação de “a defesa”,

Neste momento de luto, envio as minhas mais sinceras condolências pelo falecimento do Padre Salvador dos Santos.
Que este projecto editorial que foi tão acarinhado e dinamizado pelo Padre Salvador tenha o maior sucesso.
Cordialmente,
Mário Figueira



Jornal "Folha de Montemor"

Caros amigos
Em nome da Folha de Montemor quero deixar um abraço de condolências a toda a equipa da Gráfica pela partida do Padre Salvador dos Santos.
A imprensa regional do Alentejo perdeu um dos seus maiores vultos que deixou uma marca enorme no jornalismo regional, pelo que é com muita saudade que assistimos à sua partida.
Cumprimentos 

António Nabo 

Comentários