Jovens vigiam Alto de S. Bento para prevenir incêndios

De 15 de Julho a 13 de Setembro, vários jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, irão estar de “olhos abertos” sobre o Alto de S. Bento no âmbito do Projeto “Jovens Frente ao Fogo”, uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, na sequência da candidatura ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ.
O Programa Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados, da inventariação de espécies vegetais e animais, vigilância fixa e móvel, entre outras.
Assim, e depois de terem recebido formação por parte de elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, binóculos e farda, os jovens iniciam a vigilância do Alto de S. Bento, em turnos de cinco horas, estando apetrechados para, caso haja necessidade, contactar, através dos 112 e 117, as autoridades, dando alertas para possíveis focos de incêndio.
Paralelamente à vigilância, os envolvidos no projeto Jovens Frente ao Fogo e enquanto fazem o “patrulhamento apeado” recolhem também o lixo encontrado, que, para além da questão ambiental, funciona também como fonte de ignição.
Na formação prévia, que teve lugar nas instalações de Évora do IPDJ, os “vigilantes” receberam ainda conhecimentos básicos de interpretação de coordenadas e de pontos de referência para quando houver necessidade de dar indicações às autoridades as mesmas sejam o mais precisas possível.

Todos os participantes terão direito a uma Bolsa de Ressarcimento.


Comentários