Centro de Recuperação de Menores em Assumar debate “Sexualidade na Pessoa com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual”

Iniciativa acontece no Salão Multiusos do Centro de Recuperação de Menores, Assumar – Portalegre, no dia 23 de julho de 2019 pelas 11h00
Debater e compreender as questões relacionadas com a sexualidade de pessoas com perturbação do desenvolvimento intelectual é o objetivo do FÓRUM: "Sexualidade na Pessoa com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual". Esta é uma iniciativa da Comissão de Ética do Centro de Recuperação de Menores, em Assumar, e que se realiza na próxima terça-feira, dia 23 de julho, pelas 11h00.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “A sexualidade é "uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.
A sociedade está cada vez mais interessada e preocupada com as questões relacionadas com a sexualidade de pessoas com perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI). Contudo, persistem ainda ideias pré-concebidas e enraizadas sobre determinados grupos de pessoas que se encontram numa determinada condição física ou de consciência. Nesse sentido, é fundamental lançar o debate sobre este tema, desmistificando ideias e desconstruindo preconceitos.
A sexualidade é um dos aspetos essenciais para o equilíbrio psicossomático e o desenvolvimento integral do ser humano. No caso da sexualidade das pessoas com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, o preconceito e a discriminação colaboram para uma perspetiva de que a pessoa não tem direito a exercer a sua sexualidade porque não é capaz.
É com base nestes pressupostos que o Centro de Recuperação de Menores lança este debate com a participação de Bruno Miguel Pereira Fortes, Enfermeiro, CRI Norte Alentejano - EPE Portalegre, Maria Manuela Cardoso, Presidente do Grupo de Autorrepresentação do Centro de Recuperação de Menores e Catarina Silva, Psicóloga, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental – Portalegre. A moderação fica a cargo de Alexandra Miranda, Assistente Social, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Portalegre.



Comentários