A.Xat Montemor-o-Novo vence Taça de Portugal

Na final disputada, dia 14 de julho, em Évora, a A.Xat Montemor-o-Novo venceu a Académica de Coimbra por 3-1.

Ambos os clubes apostaram na vitória da final apresentado muitos jogadores credenciados. Na Académica o anterior detentor do troféu jogou o MI Jorg Weregle, MI Michael Hammes, MF Daniel Taboas e MF Vasco Diogo, enquanto o conjunto de Montemor alinhou com GM Manuel Candelário, GM Jaime Santos, GM Daniel Esteban e MI Rui Dâmaso.

A conquista do troféu para os montemorenses começou, após 3 horas de jogo, a desenhar-se com a vitória de Daniel Esteban ante Daniel Taboas, o empate na mesa dois entre Hammes e Santos fez as decisões centrarem-se nas mesas um e quatro.

Após o empate no quatro tabuleiro dos jogadores Rui Dâmaso e Vasco Diogo, as decisões centravam-se no primeiro tabuleiro. Aqui só a vitória podia alterar o rumo para a Académica.

No entanto tal não se veio verificar tendo Manuel Candelário num jogo equilibrado, arrebitado o ponto inteiro num final. Assim a A.XAT de Montemor-o-novo é o segundo clube alentejano a vencer a taça de Portugal após o GD Diana ter vencido à dez anos atrás.

Num torneio em paralelo evocativa do centenário da Escola Gabriel Pereira prova contou com meia centena de jogadores o jovem Bruno Martins venceu frente do cubano Duany Martinez e de Victor Navarro de Espanha.



Fonte: Federação Portuguesa de Xadrez

Comentários