XIV Ciclo de Concertos “Música no Inverno”


A Associação Eborae Mvsica promove, o XIV Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, em Novembro e Dezembro, no Convento dos Remédios, em Évora.

No dia 3 de novembro pelas 18h00 terá lugar um Recital de Piano por António Oliveira.

Programa: F. Liszt (1811-1886)-Sposalizio; José Vianna da Motta (1868-1948)-Balada op.16; F. Liszt-Valsa Mefisto nº1; L. Janácek (1854-1928) - Sonata para piano 1.X.1905(Pressentimento – Con moto, Morte – Adagio); S. Rachmaninoff (1873-1943)- Sonata para piano nº2, op.36 (Allegro agitato, Non allegro—Lento, Alegro molto ).
António Oliveira nasceu no Porto e iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Obteve o bacharelato na classe da Prof. Sofia Lourenço na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Ao abrigo do programa Sócrates/Erasmus, estudou na Hochschule der Kunst de Berlim na classe do Prof. Lazslo Simon. Prosseguiu a sua formação na The Hartt School, University of Hartford, Connecticut, EUA, onde obteve o diploma “Master of Music” na classe do Prof. Luiz de Moura Castro. Complementou os seus estudos com Helena Sá e Costa, Pedro Burmester, Mikail Pethukov, Carla Giudici e Emanuel Ax. Recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Maria Campina e foi finalista do Concurso “Emerson String Quartet Competition”. Regressado a Portugal, ingressa no Conservatório de Música do Porto onde é professor de piano. É docente de piano no Estúdio de Música Rui Massena. Foi pianista do Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto. Tem realizado recitais a solo e de música de câmara em algumas das salas mais importantes do país e no estrangeiro. Gravou para a RTP e RDP Antena2. Mantém uma estreita colaboração com o clarinetista António Rosa, com quem gravou dois CD’s de Música Portuguesa do Séc.XXI. Este duo, Projecto XXI, recebeu o prémio para melhor grupo de música de Câmara do Festival Musiquem Lleida 2007. É membro fundador do PORTriO com o clarinetista Filipe Pereira e o violetista Hugo Diogo, tendo editado o seu primeiro CD em Outubro de 2013. Apresentou-se a solo com a Orquestra Clássica da Madeira, com a Orquestra do Norte, com a Orquestra Sinfónica da ESART e com a Fundação Orquestra Estúdio sob a direção dos Maestros Rui Massena, Sandor Gyudi e Miguel Graça Moura.
Este ciclo prossegue com os seguintes concertos: no dia 4 às 18h00 haverá um Concerto pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras dirigida por Nikolay Lalov; no dia 10 pelas 18h00 apresenta-se o Quarteto Lopes Graça (Luis Cunha e Maria José Laginha- violino, Isabel Pimentel – violeta, Catherine Strynckx - violoncelo),Leonor Braga Santos (violeta) e Varoujan Bartikian(violoncelo) num programa intitulado “Noite Transfigurada” ; No dia 17 às 18h00 haverá um concerto pelo Coro Ricercare e Sinfonietta de Lisboa tendo como Maestro Vasco Pearce de Azevedo, o maestro do Coro éPedro Teixeira; no dia 24 às 18h00 terá lugar o concerto“Em Cante” por Amílcar Vasques Dias (Piano) e as vozes de Pedro Calado e Manuel Caldeira; em dezembro, nodia 1 haverá um Recital de Canto e Piano intitulado “Canções de Amor e Saudade” por Sandra Medeiros(Canto) e Francisco Sassetti (Piano); no dia 9 teremos umRecital de Acordeão e Piano por Gonçalo Pescada(Acordeão) e Piano (Ian Mikirtoumov) ; no dia 15 às 18h00 terá lugar um Recital de Violoncelo e Piano porBruno Borralhinho (Violoncelo) e Christoph Berner(Piano) ; o ciclo encerra com um Concerto de Natal peloCoro Polifónico “Eborae Mvsica” sob a direção do maestro Eduardo Martins no dia 16 às 18h00.

Este Ciclo é organizado pela Associação Eborae Mvsicaentidade financiada pelo Ministério da Cultura-Direção Geral das Artes e tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, e dos órgãos de comunicação social para a realização deste Ciclo de Concertos.

Comentários