II Encontros Literários Montemor-o-Novo: A Vida e os Livros de Almeida Faria

Os II Encontros Literários de Montemor-o-Novo vão decorrer nos próximos dias 27 e 28 de outubro na Biblioteca Municipal, e têm como tema a Vida e os Livros de Almeida Faria.

Esta segunda edição dos Encontros Literários de Montemor-o-Novo mantém os mesmos objetivos e compromissos da primeira edição, realizada em 2017 e dedicada à Vida e Obra de João Alfacinha da Silva, que consistem na divulgação e valorização do património literário de Montemor-o-Novo.

Almeida Faria nasceu em Montemor-o-Novo, em 1943. Aos 19 anos, na Rua das Pedras Negras, escreveu a obra Rumor Branco, mostrando-se desde logo ao mundo como um escritor inovador e detentor de uma voz própria. Ainda a viver em Montemor-o-Novo, Almeida Faria escreveA Paixão, romance que, juntamente com os três seguintes: CortesLusitânia e Cavaleiro Andante, perfazem a Tetralogia Lusitana. Esta tetralogia romanesca, bem como as peças de teatro A Reviravolta Vozes da Paixão, centram a sua ação em volta de uma família de lavradores alentejanos antes, durante e depois do 25 Abril de 1974. Publicou ainda ensaios e contos, entre os quais Os passeios do Sonhador Solitário (mais tarde transformado em libreto para a cantata homónima de Luís Tinoco), o romance O Conquistador e o relato O Murmúrio do Mundo, a Índia Revisitada. Almeida Faria regressa agora a Montemor-o-Novo para partilhar com os leitores, admiradores e amigos o percurso de uma vida literária.

O Município deixa o convite para conhecer melhor o escritor montemorense Almeida Faria. São 2 dias de Encontros com várias comunicações, entrevistas, exposições, feira do livro e momentos de animação. ​

Comentários