Futuro do desenvolvimento rural na Europa junta mais de 300 participantes em Évora

De 26 a 28 de setembro, a Conferência LEADER RELOADED | The ELARD Conference on the heartbeat of the LEADER Community vai acolher mais de 300 participantes de 26 países da Europa no Évora Hotel, em Évora.

Organizado conjuntamente pela presidência portuguesa ELARD – European LEADER Association for Rural Development (2018/2019) e pela MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, este encontro vai tomar o pulso aos desafios que se colocam às comunidades rurais e às respostas possíveis enquadradas num novo ciclo de programação de fundo comunitários no horizonte de 2030, em particular o futuro do LEADER/Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC).

A abrangência do tema consubstanciada pela dimensão da conferência são o melhor argumento para contar no painel de abertura da conferência, no dia 27 de setembro, com o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, a quem se irá juntar o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, no dia 28 de Setembro, para as conclusões e encerramento dos trabalhos.

Ao longo de dia e meio, o programa intenso da LEADER RELOADED vai contar com 36 oradores oriundos de múltiplos quadrantes e horizontes que vão levar à reflexão e suscitar o debate em torno de temas como as ‘aldeias e territórios inteligentes’; a maior proximidade da Europa aos cidadãos; os desafios sociais e ambientais emergentes nas zonas rurais; ou ainda a avaliação das Estratégias de Desenvolvimento Local numa programação orientada para os resultados.


Exposição: 18 países e 7 temas de cooperação transnacional

Tendo como pano de fundo o trabalho em rede e a realização de projectos transnacionais, a organização da conferência decidiu provocar os participantes para um mercado de ideias de cooperação transnacional, com sete nichos temáticos, ponto de partida e de encontro de ideias, projecto e parceiros empenhados em encontrar respostas em conjunto a problemas concretos dos territórios rurais europeus. Os nichos temáticos de cooperação, integram um espaço expositivo dedicado a 18 redes europeias de desenvolvimento local, entre as quais representantes da República da Moldávia e a Geórgia, onde já existem programas piloto inspirados no LEADER/DLBC.

Visitas de estudo

Como ante-programa da conferência, Grupos de Ação Local (GAL) portugueses foram desafiados pela organização para acolherem delegações estrangeiras de GAL nos dias imediatamente anteriores à conferência, com vista a criar uma dinâmica nacional de rede e a proporcionar uma primeira abordagem dos participantes de outros países à experiência LEADER/DLBC em Portugal. No mesmo espírito, no primeiro dia, 26 de setembro, todos os participantes são convidados a fazer visitas de estudo a projetos apoiados no âmbito do LEADER, pelo Grupo de Ação Local anfitrião, GAL Alentejo Central / Monte ACE, com sede em Arraiolos.

Destinatários e Apoios

A conferência que se destina a representantes de instituições europeias e internacionais, representantes políticos nacionais, redes europeias e nacionais de desenvolvimento rural, grupos de ação local, técnicos de desenvolvimento local, académicos, especialistas e consultores, tem o apoio do PDR2020 e conta ainda com o apoio institucional do MONTE-Ace, da Câmara Municipal de Évora, da Rede Rural Nacional, da Câmara Municipal de Arraiolos, da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo e dos promotores de projectos que acolhem as visitas de campo, partilhando a sua experiência. A Organização A ELARD é uma associação internacional sem fins lucrativos que visa contribuir para a implementação do LEADER/DLBC na Europa. Reúne 25 países: Alemanha, Áustria, Bulgária, República Checa, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, República da Macedónia, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia e Suécia.

Através das suas 58 associadas, a MINHA TERRA representa mais de 90% do território nacional e as suas capacidades de iniciativa e implementação dizem respeito a mais de 4 milhões de portugueses, habitantes em zonas rurais. Estas associações alicerçadas em parcerias locais agregam cerca de 2.000 entidades, entre pessoas coletivas de direito público e privado e pessoas individuais. 

Comentários