27, 28 e 30 de Setembro: Dias Visovox na Fundação Eugénio de Almeida

O Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida exibe até 30 de setembro três exposições sob o signo temático das periferias. Estas exposições propõem ao visitante uma aproximação ao universo material do som, com as exposições VisoVox, uma exploração das relações entre poesia visual e sonora, e INSTRMNTS, uma proposta interativa explorando os instrumentos contemporâneos de inspiração africana desenhados e concebidos por Victor Gama, que os visitantes podem (e devem) livremente ativar, numa participação que se pretende lúdica. Ocupando o jardim tardoz e o piso térreo do Centro de Arte e Cultura, Gonçalo Jardim apresenta De re metallica, esculturas de forte presença matérica e vibrátil, ao mesmo tempo que se inscrevem no horizonte da leveza e reclamam uma condição aérea.
A partir de um conjunto de obras de poesia visual e sonora em múltiplos meios - analógicos e digitais -, a exposição VisoVox interroga as relações entre voz, linguagem e escrita. Mais do que dirigir a atenção para a singularidade do que se escuta e do que se vê - e para a especificidade de cada poética individual de experimentação medial -, propõe-se pensar as suas relações: relações entre voz e traço, voz e linguagem, traço e escrita, escrita e linguagem, escrita e voz. Através de uma seleção de obras produzidas nos últimos 50 anos, esta exposição interroga a tensão entre som e escrita como constituintes de espaços poéticos de perceção auditiva, verbal e visual.
Ao articular poesia visual e poesia sonora, entre performatividade e inscrição, VisoVox projeta-se no cruzamento entre esses territórios. e o recurso aos meios tecnológicos de reprodução exigidos pelo material sonoro e pela documentação audiovisual dão ao CD (compact-disc), ao DVD (digital versatile disc) e a vários outros formatos stand alone e digitais um lugar central na exposição, convocando o visitante para 'ativar' as peças que neles residem.
Obras de Ana Hatherly, António Aragão, Arnaldo Antunes, Bartolomé Ferrando, Christine Wilks, David Jhave Johnston, E. M. de Melo e Castro, Enzo Minarelli, Fernando Aguiar, Franklin Valverde, Jaap Blonk, Jim Andrews, Johanna Drucker, Jörg Piringer, Jorge dos Reis, Julien Blaine, Luísa Faria, María Mencía, Miguel Azguime, Patrik Dubost, Salette Tavares, Steve McCaffery, entre outros.

Ora, para além das exposições o Centro de Arte e Cultura preparou um intenso programa paralelo que tem vindo a ser apresentar desde junho.
Assim nos dias 27 e 28 de setembro realizam-se Conferências, Oficinas, Performances a que se chamou Dias Visovox e no  dia 30, às 11 horas, uma visita guiada com o curador e diretor artístico do Centro de Arte e Cultura José Alberto Ferreira.

Dias Visovox
CONFERÊNCIAS, OFICINAS e PERFORMANCES em torno da poesia visual e sonora.
27 e 28 de setembro
CONFERÊNCIAS COM BRUNO MINISTRO*, TIAGO SCHWÄBL*, NUNO MIGUEL NEVES* E MARIANA GASPAR
Participação gratuita mediante inscrição prévia

VISUAL VOCAL, OFICINA COM AMÉRICO RODRIGUES
A oficina aborda processos de interpretação fonética e de sonorização vocal de poemas visuais de Ana Hatherly, E. M. de Melo e Castro, Salette Tavares e Jorge dos Reis. As obras destes autores entendidas como 'partituras' para poemas sonoros. Do visual para o vocal.
Participação gratuita mediante inscrição prévia.

DATILOGRAFIA VISUAL, OFICINA COM MANUEL PORTELA
Explorações sobre a forma de alguns textos de poesia a partir da compreensão da máquina de escrever como instrumento de composição literária.
Participação gratuita mediante inscrição prévia.

ENCONTRO COM FERNANDO AGUIAR
Entrada livre

* Em colaboração com o programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra.
Dois dias de programação paralela, incluindo oficinas, conferências, encontros e performances.
DIA 27 setembro
10h00 Visual Vocal - Oficina com Américo Rodrigues
14h30 Encontro com Fernando Aguiar
Moderação de José Alberto Ferreira
15h30 Conferências
Nuno Miguel Neves
Revistas em Revista OU como publicar Poesia Sonora
Tiago Schwäbl
Palavras encapotadas
Mariana Marin Gaspar
Iluminar os sentidos por dentro - algumas considerações em torno da natureza lúdico-pedagógica da Poesia Experimental Portuguesa
Período de perguntas e respostas
17h00 Visionamento de material documental
21h30
Margarida Mestre
IMPRESSÕES / PRINTS
Recital para voz, paisagem sonora e palavras impressas.

DIA 28
10h00 Datilografia visual - Oficina com Manuel Portela
14h30 Encontro com Américo Rodrigues
Moderação de José Alberto Ferreira
15h30 Conferências
Bruno Ministro
“Electrografias (que praticamos)”: práticas colaborativas na copy art portuguesa
Diogo Marques
O bobo, o sábio e o artista: experimentalismo ciberliterário e investigação artística
> Rui Torres
O que pode um arquivo? A transcodificação da poesia visual e sonora no Po-ex.net
Período de perguntas e respostas
17h00 Visionamento de material documental
21h30
Visita performativa
O artista e professor da FBAUL Jorge dos Reis conduz uma visita performativa à exposição «VisoVox. Poesia visual e sonora», apresentando peças, interpretando performativamente outras e conduzindo os visitantes pelas poéticas experimentais ali presentes.
Américo Rodrigues e Manuel Portela
Performance de encerramento

As inscrições prévias devem ser efetuadas através do email: servicoeducativo@fea.pt ou pelo tel. 266 748 350.

Comentários