Alcácer do Sal recebeu 1ª etapa da 80ª Volta a Portugal em bicicleta em clima de festa


A cidade de Alcácer do Sal recebeu hoje, dia 2 de agosto de 2018, a 1ª etapa da 80ª edição da Volta a Portugal em bicicleta. Esta é a continuidade do regresso da prova à cidade do Litoral Alentejano, que se efetivou há dois anos atrás, em 2016, após um esforço do presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença, junto da organização da prova nesse sentido. Muitas centenas de populares preencheram as artérias da cidade em ambiente festivo para ver passar os 131 corredores, no início de uma longa viagem de 191,8 quilómetros até à meta da etapa, em Albufeira.

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal Vítor Proença, ressalvou que "no dia 2 de agosto, numa altura em que comemoramos 800 anos como Município, Alcácer mostrou ao país como se recebe tão bem a prova rainha do ciclismo nacional". O edil reiterou que "trazer a Volta para Alcácer só foi possível graças ao empenho do Município, em conjugação com outros municípios do Litoral Alentejano, em trazer a 1ª etapa do evento para a nossa cidade".

Joaquim Gomes, um dos nomes mais importantes do ciclismo em Portugal e atualmente diretor da Volta a Portugal em bicicleta, referiu que o facto de a partida da 1ª etapa da Volta em 2018 coincidir com as comemorações dos 800 anos de Alcácer como Município é uma "feliz coincidência", acrescentando que a cidade "recuperou a presença do Alentejo na Volta em 2016 depois de uma longa ausência, abrindo as portas do Litoral Alentejano na prova em 2018". O diretor sublinhou ainda que "Alcácer do Sal se apresenta como um dos municípios representativos do próprio evento".

A 80ª Volta a Portugal em bicicleta desenrola-se entre 1 e 12 de agosto de 2018. Este evento fica porém marcado pela partida da 1ª etapa a sair da cidade de Alcácer do Sal, após o prólogo da prova no dia anterior, em Setúbal.

Comentários