Monte da Ravasqueira apresenta Premium Alicante Bouschet

Ravasqueira alarga gama de vinhos Premium com o lançamento do seu primeiro monovarietal Alicante Bouschet, um vinho de guarda, da colheita de 2014, e com grande potencial de evolução em garrafa nos próximos 20 anos


20 anos depois da plantação da primeira vinha e mantendo o compromisso de produção de vinhos únicos e plenos de personalidade, oMonte da Ravasqueira lança o monocasta Alicante Bouschet, um tinto complexo e elegante, para o qual foram escolhidas apenas as plantas com um determinado perfil, fruto de uma viticultura de precisão.

Nascido de uma seleção das melhores plantas de zonas específicas de cada talhão de Alicante, o Ravasqueira Premium Alicante Bouschet 2014 foi engarrafado em 2017, após estágio de 28 meses em barricas novas de carvalho francês e 12 meses de estágio em garrafa.

Assumindo-se como a melhor expressão de um Alicante Bouschet alentejano, é um tinto cheio de caráter, concentrado e profundo, com notas de fruta preta, bosque e mentolado, num conjunto muito sério e superior, que permite a sua longevidade.

Na prova, é um vinho cheio de estrutura com taninos finos, revelando-se um tinto de guarda por excelência, para beber entre 2018 e 2038.

Vinhos de homenagem ao fundador do projeto de vinhos, José Manuel de Mello, pelo seu percurso de empresário e enófilo, a gama Ravasqueira Premium (Tinto, Branco, Rosé, Touriga Nacional e Alicante Bouschet) surge, pelas mãos do enólogo e administrador executivo Pedro Pereira Gonçalves, como linha de vinhos exclusivos apresentados apenas em anos excecionais.

O Ravasqueira Premium Alicante Bouschet 2014 pretende homenagear a casta apátrida, criada em 1855, rainha do Alentejo. Considerada uma casta prima donna, caprichosa e de adaptação difícil, Alicante Bouschet encontra, em Arraiolos, o equilíbrio perfeito ao seu desenvolvimento, num terroir argilo-calcário com influência rochosa de granito e xisto.


A colheita 2014 deu origem a 6.686 garrafas, numa produção exclusiva e especial em pouco mais de três hectares de vinha.

Comentários