Évora: Pelos Caminhos do Concelho, ao Encontro das Populações no Centro Histórico

O projeto municipal “Pelos Caminhos do Concelho, ao Encontro das Populações” foi retomado no passado sábado. Eleitos e técnicos da Câmara Municipal percorreram algumas ruas do Centro Histórico de Évora, tendo visitado instituições e coletividades.
Acompanhados pelos representantes da União de Freguesias, e ocasionalmente abordados por munícipes, os eleitos tomaram conhecimento das questões levantadas, discutindo nos locais as possíveis soluções para cada caso. Tiveram oportunidade de dar a conhecer algumas soluções já previstas, nomeadamente no que se refere a projetos urbanísticos que envolvem reabilitação de espaços e edifícios. Nestes integra-se o projeto de reabilitação física e funcional do Teatro Garcia de Resende, cujo projeto, orçado em cerca de 320.000 euros, já foi aprovado pela Câmara Municipal e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo. A 1ª Fase, designada por “Espaço de Acolhimento ao Teatro”, e que inclui trabalhos de requalificação na zona envolvente, está em condições de avançar ainda este ano para candidatura a financiamento e posterior procedimento concursal com vista à execução, o que permite prever o início das obras já no próximo ano.
Os eleitos e técnicos visitaram ainda o Grupo Desportivo Diana, onde foram recebidos pela Direção, e também as instalações do antigo Salão Central Eborense. Aqui, tomaram conhecimento dos trabalhos em curso de prospeção arqueológica, que se tem revelado muito interessante do ponto de vista histórico científico. Passada esta fase, o antigo Salão Central irá ter obras de requalificação de acordo com o projeto já aprovado.

Finalmente, nas instalações da União de Freguesias de Évora, os eleitos receberam os munícipes que quiseram aproveitar esta iniciativa para colocar as suas questões.

Comentários