19 de Junho, Próximo debate da Acesso Cultura em Évora: Acessibilidade: o que impede as boas práticas?


Próximo debate da Acesso Cultura -  Évora -19 de junho - 18h30 – Entrada livre
acessibilidade_boas praticas_evora19.pngO terceiro debate de 2018, da Acesso Cultura,  sob o tema “Acessibilidade: o que impede as boas práticas?”, irá ter lugar no próximo dia 19 de junho, às 18h30, em seis cidades do país em simultâneo, com entrada livre.
Em Évora decorrerá na Direção Regional de Cultura do Alentejo (Rua de Burgos, n.º 5), com a participação dos seguintes convidados: Elsa Sousa e Maria de Fátima Férias (Associação 29 de Abril); Maria Paula Santos (Biblioteca Municipal José Saramago, de Beja); Paulo Esperança (CM de Évora- Teatro Garcia de Resende) e Manuela Freixo (CERCIMOR), como  moderadora.  
Dizem os peritos que, em Portugal, a lei da acessibilidade (nº163/2006) é muito boa. Mas, em grande parte, não é cumprida. Recentemente, foi ainda votada a lei nº 129/2017, “Modelo de Apoio à Vida Independente”, que traz elementos muito relevantes também no que diz respeito à participação cultural. Como qualquer lei, não especificam, não podem especificar, todos os pormenores para que a sua implementação seja fluída, pacífica, sem percalços. O que não é especificado ao pormenor é, às vezes, gerido através das chamadas “boas práticas”. Práticas que não somos legalmente obrigados a implementar, mas que sabemos que irão melhorar o serviço que prestamos. Mesmo estas, no entanto, não são implementadas, indicando uma certa falta de preparação e de disponibilidade para criar melhores condições de acessibilidade.
Esta iniciativa, que em Évora é organizada com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Alentejo,tem por objetivo debater sobre quais as barreiras que impedem as boas práticas a nível da acessibilidade, no que se refere à participação cultural, e como poderemos superá-las.
A Acesso Cultura organiza debates abertos aos profissionais do setor cultural e a todas as pessoas interessadas em  refletir em conjunto sobre questões ligadas à acessibilidade – física, social e intelectual – que têm um impacto no nosso trabalho e na nossa relação com pessoas com variados perfis. Os resumos dos debates encontram-se disponíveis para consulta no final da páginahttps://acessocultura.org/encontros/debates/ .

Comentários