Nigéria: Igreja promove manifestação de protesto por causa dos massacres cometidos contra as comunidades cristãs

Os Bispos da Nigéria estão a mobilizar a comunidade católica para uma manifestação para o próximo dia 22 de Maio contra a violência terrível que tem vinda a ser exercida contra os cristãos neste país nos últimos tempos, nomeadamente pelos Pastores Fulani.

Só desde o início do ano, calcula-se que mais de uma centena de pessoas tenham sido assassinadas em ataques da responsabilidade destes pastores.

No incidente mais recente, ocorrido a 24 de Abril, dois padres e pelo menos 15 fiéis foram mortos a tiro, tal como a Fundação AIS então denunciou, quando participavam numa celebração eucarística numa igreja na aldeia de Mbalim, no estado de Benue, na Nigéria.

O secretário-geral da Conferência Episcopal da Nigéria, padre Ralph Madu, apelou a todas as dioceses da Nigéria a unirem-se a esta iniciativa, “organizando – diz a agência Fides – uma manifestação pacífica, uma procissão de rosário ou qualquer outra demonstração de solidariedade” para ocorrer em simultâneo com o protesto em Makurdi.

Os bispos nigerianos estavam em Roma, em visita ‘ad limina’, na altura do ataque à Igreja em Mbalim. Numa declaração então emitida, os prelados afirmaram-se “chocados e entristecidos” pelo massacre e acusaram as autoridades de não promoverem com eficácia a protecção das populações.

Recorde-se que no último relatório sobre a perseguição aos cristãos no mundo, referente ao período correspondente a Agosto de 2015 e a Julho de 2017, a Fundação AIS destacava já a ameaça que os pastores nómadas Fulani representam para as comunidades cristãs.

Nas principais conclusões desse documento elaborado pela Fundação AIS pode ler-se que “os ataques dos Fulani aumentaram, as aldeias cristãs foram destruídas e muitas pessoas morreram”. Além disso, é referido ainda que “os relatórios da Igreja indicam o conluio do Governo local e das forças armadas no assassinato de cristãos, bem como o fornecimento de fundos e armas.”

Saiba mais sobre a situação da liberdade religiosa nNIGÉRIA | Consulte o RELATÓRIO SOBRE A LIBERDADE RELIGIOSA

cid:image003.jpg@01D3AA45.C13779A0


Departamento de Informação da Fundação AIS | ACN Portugal

Comentários