Romaria a Cavalo com mais inscritos à partida


Já partiu da Moita a XVIII Romaria a Cavalo que chega a Viana do Alentejo, no próximo sábado, 28 de abril, pelas 17h00.
Comparativamente com o ano anterior a Romaria a Cavalo regista já uma maior participação de romeiros nesta edição. Mas, muitos mais se irão juntar ao longo do percurso de cerca de 150 quilómetros pela antiga Canada Real.
Para receber os muitos visitantes que são esperados em Viana do Alentejo durante o fim de semana, a Câmara Municipal preparou um programa cultural para dia 28, a partir das 15h30, que inclui animação de rua em vários locais da vila com a música e o artesanato em destaque, particularmente a arte chocalheira e a olaria com demonstrações ao vivo. À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 20h30, sobe ao palco a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, numa noite de animação que se prolonga até às 3h00 da manhã.
No dia 29, domingo, a partir das 13h00, no mesmo espaço sobe ao palco o Grupo 4 Cantos, seguido de cante alentejano com o Grupo Coral Cantares de Alcáçovas, Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, o Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas e o Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo. Às 16h00, o espetáculo de encerramento da Romaria a Cavalo está a cargo do Grupo de Cante Alentejano Malha Vacas.
Ainda em Alcáçovas na noite de 27 para 28 haverá a habitual animação musical promovida pela Junta de Freguesia local.
Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, no dia 28, pelas 21h00, e para a procissão que liga a Igreja Matriz ao Santuário, seguida de missa campal, no dia 29, a partir das 10h00.
De salientar que Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelas Câmaras da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo e tem como patrocinadores a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, a Hidrauviana, a Vangflor, a Delta e o Diário do Sul, contando ainda com o apoio da Diocese de Setúbal, Arquidiocese de Évora, Junta de Freguesia de Alcáçovas, Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, Junta de Freguesia do Poceirão, Junta de Freguesia da Landeira, Junta de Freguesia de S. Martinho/Casebres, Junta de Freguesia de N.ª Sr.ª da Tourega e Junta de Freguesia de São Cristóvão.


Comentários