Reguengos de Monsaraz assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Foto: CM-Reguengos de Monsaraz
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios está a ser assinalado desde hoje até 22 de abril pelo Município de Reguengos de Monsaraz com um programa de atividades intitulado “Moldar o futuro com o saber do passado”. Nestes dias, todos os monumentos da vila medieval de Monsaraz terão entradas gratuitas, assim como o Museu do Fresco e a Casa da Inquisição – Centro Interpretativo da História Judaica de Monsaraz.

No dia 21 de abril, às 21h, haverá uma visita guiada noturna a Monsaraz. A autarquia propõe ainda jogos tradicionais para as crianças, amanhã entre as 14h e as 15h na Escola Básica e Jardim-de-infância de S. Pedro do Corval, e sexta-feira, no mesmo horário, na Escola Básica e Jardim-de-infância de Perolivas.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e conservação.

Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado sob o mote “Património Cultural: de geração em geração”. Em Portugal é organizado pela Direção-Geral do Património Cultural e terá mais de 800 iniciativas em cerca de 80 municípios.

Comentários