ÉVORA: Comemorações do 25 de Abril com concerto de Galandum Galundaina e participação especial de Celina da Piedade, Kepa Junkera e Tó Zé

O 44.º aniversário da Revolução de Abril vai ser comemorado, em Évora, com um vasto programa de iniciativas culturais, sociais e desportivas.
Destaque natural para a noite de 24 para 25 de abril, com a Praça do Giraldo a receber um espetáculo que promete alegria contagiante com Galandum Galundaina, grupo que apresenta “um repertório vocal e instrumental na herança do cancioneiro tradicional das Terras de Miranda, onde as harmonias vocais e o ritmo das percussões nos transportam para um universo atemporal”. Como convidados especiais teremos os nossos bem conhecidos Celina da Piedade e António José Bexiga (Tó Zé), para além do músico e compositor Basco Kepa Junkera. O artista do país vizinho, de quem se diz ter revolucionado a música tradicional através da criação de música sem fronteiras com cores e ritmos cruzados de várias culturas vai, certamente, dar um contributo “perfumado” à noite do 25 de Abril. Após o espetáculo, à meia-noite, como é habitual, terá lugar o sempre aguardado fogo-de-artifício.
Na manhã de dia 25 de abril, na Praça do Giraldo, a Câmara Municipal promove um conjunto de atividades desportivas e de lazer abertas a toda a população. O ténis, o street basket, a dança/hip-hop, a ginástica e o taekwondo, são as modalidades que vão ter demonstrações para miúdos e graúdos. Para o pavilhão da Escola Manuel Ferreira Patrício está agendado um torneio de badminton.
Outra iniciativa que marca a programação deste ano é a 3.ª edição das “Vozes de Abril – Mini Concertos Perto de Si”, que decorre entre 18 e 25 de abril, com 50 miniconcertos surpresa de 10 minutos, em vários espaços da cidade. Participam 18 grupos corais e instrumentais e duas Bandas Filarmónicas do concelho de Évora, reunindo mais de 180 cantores e músicos. Numa organização da autarquia e das juntas de freguesia do Centro Histórico, Malagueira e Horta das Figueiras e Bacelo e Senhora da Saúde, as “Vozes de Abril” farão o espetáculo final no dia 25, às 12h30, na Praça do Giraldo.
Realce igualmente para o ciclo de curtas-metragens sobre o 25 de Abril de 1974, denominado ABRIL NO CONVENTO, programado para a Cafetaria do Convento dos Remédios, às Quintas-Feiras, sempre às 18:00. As películas em exibição serão as seguintes:
 19 De Abril – COMO ERA PORTUGAL ANTES DA DEMOCRACIA - Extractos da Série “Portugal, um retracto social”, de António Barreto e Joana Pontes
26 De Abril – PORTUGAL 74-75 (I Parte), de Joaquim Furtado e José Solado de Almeida
03 De Maio – PORTUGAL 74-75 (II Parte), de Joaquim Furtado e José Solado de Almeida
10 De Maio – SE A MEMÓRIA EXISTE, de João Botelho & AMANHÃ, de Solveig Nordlund

Comentários