17 de Abril: Escritura pública da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas com Cerâmica (AptCC)


Terá lugar em Mafra, no próximo dia 17 de abril, a escritura pública da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas com Cerâmica (AptCC), a ser assinada por representantes dos 14 municípios fundadores - Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.
Esta associação é criada com o intuito de promover e preservar as manifestações cerâmicas do território português, e irá garantir a presença nacional no Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AeuCC), estrutura que desenvolve projetos de natureza económico-culturais no âmbito da cerâmica, associados a organizações internacionais.
Entendendo este projeto de salvaguardada e divulgação como um vetor estratégico para a patrimonialização da herança cultural e histórica da olaria e cerâmica locais, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo mostrou-se muito interveniente em todo o processo de constituição que se iniciou em janeiro de 2015, tendo sido a anfitriã da sessão de trabalho que definiu os seus estatutos, a 16 de junho de 2016.
Com Mafra a ser o primeiro Município a assegurar a presidência, e como forma de assinalar a criação da associação portuguesa, irá realizar-se na vila portuguesa uma Assembleia Geral do Agrupamento Europeu das Cidades Cerâmicas, onde estarão representadas as suas congéneres de Itália, França, Espanha, Roménia, Polónia, Alemanha e República Checa. Entre outros assuntos, serão debatidos a aprovação de legislação para a atribuição de Indicações Geográficas de Origem para produtos não agrícolas (como a cerâmica tradicional) pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia, e uma possível candidatura da cerâmica europeia a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.
O programa delineado:
- 16 abril 2018
Assembleia Geral do Agrupamento Europeu das Cidades Cerâmicas (Sala Diana do Palácio Nacional de Mafra)
- 17 abril 2018
11h00 - Ato solene da assinatura da Escritura da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas cerâmica (AptCC) (Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra)
15h00 – Inauguração da exposição conjunta dos membros da AptCC (Galilé do Palácio Nacional de Mafra)

Comentários