13 de Abril: Escola em Viana do Alentejo recebe jogo gigante sobre mobilidade sustentável

Os alunos da Escola Básica de Aguiar, em Viana do Alentejo, venceram um desafio lançado pela Galp, no âmbito do seu projeto educativo Missão UP, e, como prémio, vão ter a oportunidade de participar no jogo gigante sobre mobilidade sustentável na manhã de 13 de abril. Esta actividade lúdica ensina os alunos, entre os seis e os dez anos, a adotarem hábitos de mobilidade mais sustentáveis, através da partilha do meio de transporte. Este é mais um instrumento dos projetos educativos da Galp para estimular, nas crianças e jovens, comportamentos de consumo de energia mais eficientes.


Por ter sido uma das três vencedoras do Desafio de Carnaval – no qual as escolas tinham de aproveitar as épocas festivas para desenvolverem atividades e/ou máscaras associadas às novas profissões de energia - a Escola Básica de Aguiar, em Viana do Alentejo, foi premiada com uma Visita Especial Missão UP, que se vai realizar no dia 13 de abril pelas 10H00.
Esta visita permitirá aos alunos da Escola Básica de Aguiar formarem equipas e jogarem o “Galpshare”, um jogo gigante da Galp sobre mobilidade sustentável, através do qual os alunos do 1º ciclo vão aprender como se pode utilizar o carro de uma forma mais responsável, promovendo, por exemplo, a partilha do carro com outras pessoas que se deslocam para o mesmo sítio e minimizando, assim, a pegada ecológica. Na sua essência, este é um jogo sobre a partilha dos meios de transporte como um meio de mobilidade sustentável e pode ser jogado por duas a seis equipas. 
Este jogo foi concebido e desenvolvido no âmbito do projeto Missão UP, o projeto educativo sobre eficiência energética mais antigo da Galp e que já envolveu, desde o ano de implementação (2010/2011), mais de 80% das escolas portuguesas. Destina-se aos alunos do 1º ciclo, professores, pais e encarregados de educação e tem como temas as fontes de energia, a mobilidade sustentável, a pegada energética e as profissões associadas à energia.  As escolas que aderiram à Missão UP receberam um “Selo Escola Aderente” e um “Guião de Atividades” com onze temas relacionados com a eficiência energética e sugestões de atividades para cada tema, que poderão ser desenvolvidas ao longo do ano letivo por "Brigadas de Alunos", formadas pelas escolas, com o acompanhamento e orientação dos professores. As primeiras 500 escolas inscritas receberam visitas Missão UP, que consistiram em miniaulas dadas por colaboradores da Galp que, de uma forma dinâmica e interativa, e com a projeção de filmes pedagógicos, abordaram os quatro temas do projeto e responderam a dúvidas colocadas pelas crianças.

Na Missão UP também foram lançados dois desafios especiais, no sentido de estimular os participantes a aproveitarem as épocas festivas para desenvolver ações exemplares, do ponto de vista da eficiência energética. As três escolas mais criativas, em cada desafio, receberão uma visita especial lúdico-pedagógica e ao reportarem, ao longo do ano letivo, cinco atividades associadas a diferentes temas dos onze propostos no Guião de Atividades irão a concurso no final do ano. As três vencedoras serão premiadas com uma visita a um Centro Ciência Viva, entre muitos outros prémios.
Mas o compromisso da Galp com um futuro energético mais sustentável junto dos estudantes do ensino obrigatório não se limita ao projeto Missão UP. A empresa tem outros dois projetos educativos sobre eficiência energética - o Power UP e, este ano, pela primeira vez, o Switch UP - e continua empenhada na implementação de ambos nas escolas, ano após ano.

Power UP
O projeto Power UP destina-se aos alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e pretende envolver os estudantes, e todos os membros da comunidade escolar, na criação de equipas multidisciplinares e na promoção da adoção de comportamentos mais sustentáveis, associados a um consumo mais eficiente de energia. Os temas são os dos anos anteriores: fontes de energia, mobilidade sustentável e pegada energética.
Este ano, as primeiras 150 escolas a inscreverem-se receberam uma visita Power UP, que consistiu na deslocação de um colaborador Galp para explicar o projeto e inspirar os alunos, apoiando-os na avaliação de necessidades energéticas da escola e no planeamento de atividades.

As escolas aderentes tiveram que constituir equipas, tantas quantas desejaram, e ao longo do ano deverão delinear e pôr em prática ações para a promoção da eficiência no consumo de energia, na sua escola. Deverão ainda dinamizar uma Aula de Energia aos colegas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como incentivo à participação, este ano a Galp lançou dois desafios temáticos às escolas, de modo a aproveitarem as épocas de maior consumo para desenvolverem atividades promotoras da eficiência energética. As três escolas que apresentaram as ações mais criativas, em cada desafio, foram premiadas com uma visita pedagógica a uma instalação industrial da Galp.
Os jogos online complementam os materiais pedagógicos do projeto, estando disponíveis para qualquer utilizador aprender, testar os seus conhecimentos e ganhar prémios. São seis jogos interativos com os quais os estudantes podem, por exemplo, saber mais sobre condução eficiente e perceber como funciona a extração do petróleo ou o seu processo de refinação.
No final do ano letivo, as três escolas vencedoras do Power UP receberão como prémio uma visita a um Centro Ciência Viva, entre outros.

Switch UP
Para a faixa etária de alunos dos 15 aos 18 anos – que estão em fase de pensarem na escolha de uma atividade profissional, a Galp considera importante estimular a opção por profissões relacionadas com a energia, a sustentabilidade e a tecnologia, que têm cada vez maior relevância no mercado de trabalho. Por isso, os desafios lançados aos jovens, no âmbito do Switch UP, potenciam o espírito empreendedor, a colaboração e o trabalho de equipa.
Sob a forma de concurso, o Switch UP promove a constituição de clubes nas escolas para o desenvolvimento de projetos, discussão de ideias, envolvimento da comunidade e partilha de atividades relacionadas com a eficiência energética. 

Financiado pela ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de energia elétrica, o projeto Switch UP tem um universo potencial de implementação de 958 escolas do Ensino Secundário, que abrangem mais de 396.754 alunos e 72.509 professores.
O clube que apresentar o projeto vencedor ganhará uma viagem a Silicon Valley, nos EUA. Este será o grande prémio do Switch UP, mas haverá outros prémios a atribuir às melhores atividades desenvolvidas pelos vários clubes nas seguintes categorias:
-Atividade mais inovadora;
-Atividade com melhor uso da tecnologia;
-Atividade melhor comunicada;
-Atividade com maior número de pessoas envolvidas;
-Melhor mostra.

Comentários