Alentejo Litoral: CIMAL cria Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal


A CIMAL - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral assinou dia 21 de março, o contrato para a criação de um Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal. O novo Gabinete, que resulta de uma candidatura apresentada ao Fundo Ambiental, tem como missão contribuir para melhorar a defesa da floresta contra incêndios na sub-região.

O contrato foi assinado em Santarém pelo Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal e Presidente do Município de Grândola, António Figueira Mendes, pelos membros do Governo da tutela, o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, bem como pelo Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Rogério Rodrigues.

O Fundo Ambiental comparticipa o funcionamento do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal até ao final de 2019 com um valor máximo de 47 mil euros. Ao abrigo deste gabinete, que funcionará na CIMAL em articulação com os Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, serão desenvolvidos os trabalhos de conciliação das disposições legais relativas à defesa da floresta contra incêndios com os normativos de âmbito municipal, além do desenvolvimento de ferramentas na área da gestão e monitorização florestal.

Comentários