25 de Fevereiro: Concerto pela Orquestra Geração no Teatro Garcia de Resende em Évora

A Associação Eborae Mvsica, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, promove o Concerto pela Orquestra Geração sob a direção de José Jesus Olivetti, no dia 25 de fevereiro, domingo, às 16h30, no Teatro Garcia de Resende.

Programa: Abertura de Guilherme Tell – Rossini; Water Music – excerto – Häendel; Toreadors – suite Carmen – Bizet; Andante Festivo – Sibelius; Amazing Grace – solista Juvania Gomes; Feeling Good – solista Juvania Gomes; Dança Húngara nº 5 de Brahms; 1º e 4º andamentos da Sinfonia do Novo Mundo – Dvorak.

O projeto ORQUESTRA GERAÇÃO, projeto de intervenção social operado através da música, aplica em Portugal a metodologia do El Sistema da Venezuela (criado há 43 anos pelo maestro José António Abreu – prémio príncipe das Astúrias e Erasmus) e comemora este ano os seus 10 anos de existência. A funcionar em 20 escolas básicas da região de Lisboa e Coimbra movimenta cerca de 80 professores e cerca de 1170 crianças dos 6 aos 18 anos. O seu objetivo é combater o abandono escolar, ocupar os tempos livres em zonas onde o crime e consumo de droga são atividade comum, fortalecer  a auto estima dos alunos e em muitíssimos casos melhorar os rendimentos escolares. As suas atividades têm vindo a ser monitorizadas por entidades independentes (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território) que vêm comprovando a efetividade da metodologia. Premiado em 2010 pelo Ministério da Educação com o Prémio Nacional de Professores – inovação, em 2013 e 2014  ficou entre os 50 melhores projetos de intervenção social em toda a União Europeia. A orquestra que se apresenta é a orquestra Pré-Juvenil e com ela cantará a jovem violinista tornada cantora Juvania  Gomes, dirigidos pelo jovem maestro venezuelano Olivetti Gimenez.

JOSÉ JESUS OLIVETTI -Iniciou estudos musicais aos 8 anos de idade, como violinista, nas Orquestras Doraliza de Medina e Orquestra de Cordas Amadeus, ambas integradas no El Sistema, no seu país natal, a Venezuela. Depois de terminar a sua formação, frequentou inúmeras masterclasses de violino e posteriormente de Direção de Orquestra, com nomes como Gustavo Dudamel, José Antonio Abreu (fundador do El Sistema), Mario Benzecry, Jorma Panula e Simion Byschof. Em 2010, foi convidado para fazer masterclasses com os maestros Simon Rattle, Pinchas Zukerman e Daniel Barenboim, dirigindo a Orquestra Sinfónica Simón Bolívar. Trabalha regularmente com as diversas orquestras do El Sistema na Venezuela, tendo dirigido várias outras formações internacionais. Com apenas 25 anos, foi convidado pela Ópera do Estado de Burgas, na Bulgária, para dirigir uma produção de Don Giovanni de Mozart, posteriormente apresentada em festivais na Áustria e Itália. Reside atualmente em Munique onde termina a sua formação em direção de orquestra com grandes  mestres como, entre outros, Simion Bischoff.

Este Concerto é organizado pela Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Cultura e é apoiado pela Câmara Municipal de Évora, Cendrev, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa, O Registo.

Comentários